DÚVIDAS

A vírgula e os adjuntos adverbiais antepostos
A minha dúvida tem que ver com a colocação da vírgula. Lembro-me de que nas aulas de português me foi dito que não se separava o sujeito do predicado, mas estão sempre a aparecer-me frases deste género, que me teimam estar correctas: «Em 2010, teve início um grande projecto, resultante de uma parceria...» A minha dúvida é se a vírgula a seguir a «2010» está correcta ou não.
A vírgula entre adjuntos adnominais
Gostaria de saber se o emprego da vírgula entre adjuntos adnominais é obrigatório ou facultativo. Ex.: «Nesta data, juntei a petição do autor de execução de sentença de folha n.º 100.» «Nesta data, juntei a petição do autor, de execução de sentença, de folha n.º 100.» Sei que, entre adjuntos adverbiais, a vírgula é facultativa, no entanto a gramática dispõe que, entre termos de mesmo valor sintático, usa-se vírgula.
O narrador (presença e ciência)
Sou professora de 1.º ciclo e surgiu uma dúvida num texto. Não sei se se trata de um narrador participante ou não participante. Passo a transcrever: Decididamente, o meu amigo Inocêncio, com o seu espírito fraco e facilmente influenciável por tudo e por todos, há de acabar por acabar mal... Ora imaginem para o que lhe deu: sentindo-se ligeiramente indisposto foi a conselho da esposa e pela primeira vez na sua vida ao médico. — Todo o seu mal deriva do pâncreas! — De quem, doutor?— inquiriu alarmado o Inocêncio... O texto continua sempre na 3.ª pessoa do singular. Mas, como começa na 1.ª pessoa do singular, surgiu a dúvida.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa