Poluente, nome e adjetivo
Gostaria de obter a vossa ajuda para a seguinte frase: «Poluente é o produto ou agente responsável pela poluição.»
Como podemos classificar, nesta frase, a palavra poluente: é um nome, ou um adjetivo?
O valor da conjunção ou
Li num edital que «o vencedor deverá apresentar as amostras de bolinhos nos recheios de chocolate, goiabada ou doce de leite». Neste sentido, o sabor apresentado refere-se apenas a um dos três sabores, ou ao de chocolate acrescido a um dos outros dois sabores?
Divisão silábica de pessoa e relógio
Como se faz a divisão silábica das palavras pessoa e relógio?
A grafia de bem-disposto
Num texto encontrei a seguinte frase: «O Petinga levantou a muleta no ar, e gritou bem disposto: – Olhem! Perna de pau já eu tenho.»Nesta frase o «bem disposto» não leva hifen?
«Beber cerveja a metro»
Qual é a forma correcta: «cerveja ao metro», ou «cerveja a metro» (a ou ao metro)?
O plural de decreto-lei
Fiz um curso de feitura de leis recentemente, e os próprios docentes não eram unânimes: decretos-leis, ou decretos-lei?
Espetador e espectador e as consoantes mudas no AO de 1990
Fiquei com dúvidas sobre a grafia correta da palavra espectador, de acordo com o novo AO.
De acordo com a pesquisa que fiz, trata-se de uma situação de grafia dupla, ou seja, tanto será possível escrever espectador como espetador (dependendo de se estar no Brasil ou em Portugal?). Para mim há diferenças consideráveis, até porque há muitos anos, corretamente ou não, aprendi que o c mudo abre a vogal, implicando diferenças claras na leitura desta palavra. Podiam esclarecer-me?
Arqui-hipérbole
Diz o texto do Acordo, na Base XVI: «... emprega o hífen nos seguintes casos: Nas formações em que o segundo elemento começa por h: anti-higiénico/anti-higiênico... arquihipérbole...»
Assim, pergunto: devemos escrever arquihipérbole, ou arqui-hipérbole?
Lobo-do-mar e «lobo do mar»
Lobo-do-mar, peixe, constitui uma lexia, por isso se grafa com hífenes. E «lobo do mar», marinheiro velho e experiente?
Sobre predicativo do sujeito
Gostaria de ver esclarecida a seguinte dúvida: Qual a razão de, na frase «O João está ali», ali desempenhar a função sintática de predicativo de sujeito?
