Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Elsa Afonso Redatora Porto, Portugal 33K

Gostaria de tirar a seguinte dúvida:

Como devemos escrever o verbo encontrar neste caso: «Não encontrámos as bolachas», ou «Não encontramos as bolachas», sendo que queremos dar o sentido de que estamos à procura, mas não estamos a conseguir encontrar?

A acção é considerada passada ou presente conforme a intenção de continuar a procurar, ou não?

Anabela Salgado Desempregada Lisboa, Portugal 5K

Tenho uma dúvida: a palavra despersonalização é derivada por parassíntese, ou por prefixação e sufixação? Posso dizer personalização, mas não posso dizer “despersona”. Será que me podem esclarecer?

Mari Dias Professora Salvador, Brasil 13K

Gostaria de saber se realmente o feminino de frango é franga, pois estou muito confusa, sempre tive franga com fêmea do frango.

Ivo Carvalho Informático Amadora, Portugal 3K

Gostaria de saber se infinitesimal deve ser lido sem acentuação nenhuma ou como se houvesse um acento na letra e [infinitésimal].

Alexandre Rodrigues de Lima Estudante Taguatinga, Brasil 3K

Antes de tudo, parabéns pelo sítio.

Gostaria que me esclarecessem uma dúvida: quais as diferenças entre complemento indireto e complemento oblíquo? Essas estruturas são efetivamente duas, ou são nomenclaturas diferentes para um só fenômeno? Aqui, no Brasil, os filólogos distinguem semelhantemente complemento oblíquo de objeto indireto? Em que gramática poderia encontrar?

Desculpe-me pela redação (sujeito às possíveis correções), tanto quanto pela rudimentar pergunta.

Carla Gomes Bolseira de investigação Lisboa, Portugal 5K

É correcto juntar as palavras muito e mais a um advérbio de modo como raramente? Ou seja, será correcto usar uma expressão como «muito mais raramente»?

Michael Fett Professor Magdeburgo, Alemanha 10K

Há uma palavra portuguesa que denota a profissão da pessoa que faz a máscara dos actores no teatro? Em alemão chama-se Maskenbildner.

Sónia Gil Tradutora Lisboa, Portugal 15K

Gostaria de saber se na seguinte frase, «Se receber o cheque original após a suspensão do respetivo pagamento, não conseguirá descontá-lo», a partícula -lo está incorreta (e, se sim, porquê), se ambas as formas são possíveis, ou se deve dizer-se antes: «Se receber o cheque original após a suspensão do respetivo pagamento, não o conseguirá descontar.»

Miguel Caldas Jurista Lisboa, Portugal 2K

Escreve-se subadquirente, ou sub-adquirente?

Ana Santos Estudante Luanda, Angola 21K

Autoconstrução é uma palavra composta por aglutinação, ou justaposição?