Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Teresa Silva Jornalista Lisboa, Portugal 8K

Qual o significado de «dar de vaia»?

Carla Sequeira Estudante Lisboa, Portugal 10K

Tenho diversas dúvidas sobre a nossa língua que gostaria de ver esclarecidas. Como me surgiram na prática, remeto as frases em concreto em que as dúvidas se colocaram, pedindo que assinalem qual a hipótese correta e, se possível, qual a regra aplicável:

1. «É um conjunto de documentos já analisado.»/«É um conjunto de documentos já analisados.»

2. «É uma grande quantidade de documentos já analisada.»/«É uma grande quantidade de documentos já analisados.»

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 29K

Em dicionários da nossa língua, tenho encontrado trisneto(a), trineto(a), abneto(a), mas apenas trisavô(ó)/ tresavô(ó), razão pela qual gostaria de vos perguntar se haveria ou não as formas triavô, triavó, treavô, treavó, embora não dicionarizadas.

Dora-Iva Rita Professora Lisboa, Portugal 8K

Ao tentar estabelecer abrangência de conceitos em torno do termo fiar, pergunto qual a relação etimológica de com fio, fiar ou confiar, por relação entre fio/fiar/confiaracreditar/(ter) ? Será que não existe relação, mesmo que indirecta e distante?

Saúdo a equipa e agradeço.

Fernando Brega Advogado São Paulo, Brasil 5K

Vi que o uso do vocábulo etapa no sentido de «fase» é considerado galicismo pelos puristas (Houaiss). É um erro mesmo, ou um excesso dos puristas?

Cristina Fontes Professora Braga, Portugal 10K

Tendo em conta que, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, nas locuções não se emprega em geral o hífen, gostaria de saber a razão da manutenção na palavra trinta-e-um.

Trata-se, ou não, de uma locução?

Henrique Guedes Servidor público Gama, Brasil 7K

Gostaria de saber se, na frase «Um grupo de professores altamente qualificado», está errada a concordância do termo «qualificado» ou se, ao contrário, este termo pode ficar no singular ou no plural, devido ao elemento «um grupo».

Margarida Monteiro Dentista Figueira, Portugal 33K

O verbo iluminar pertence à família de palavras do nome luz?

Carla Sequeira Estudante Lisboa, Portugal 49K

Tenho diversas dúvidas sobre a nossa língua que gostaria de ver esclarecidas. Como me surgiram na prática, remeto as frases em concreto em que as dúvidas se colocaram, pedindo que assinalem qual a hipótese correta e, se possível, qual a regra aplicável:

1. «Tenho que lhe dar um livro.»/«Tenho que dar-lhe um livro.»

2. «Vou-lhe perguntar.»/«Vou perguntar-lhe.»

3. «Despacha-te para nos ires buscar.»/«Despacha-te para ires buscar-nos.»

Carla Moura Professora Porto, Portugal 41K

Gostaria que me explicassem quando é que os pronomes pessoais me, te, se, nos e vos têm a função de complemento direto ou quando é que têm a função de complemnto indireto.