Sobre as explicações de D’ Silvas Filho quanto ao uso da (/) barra na língua portuguesa, ficou-me uma dúvida acerca da interpretação de uma frase. Diz o seguinte:
«As pontuações previstas nas alíneas "a.1"/ "a.2" e "b" não poderão ser contadas de forma cumulativa. »
Pergunto ao senhor: Qual o entendimento da frase? O que eu não posso cumular? Apenas "a.1" com "b" e "a.2" com "b" ou também não posso cumular "a.1" com "a.2"?
Na minha interpretação, o uso da (/) barra entre "a.1" e "a.2" permite que elas sejam cumuladas.
É isso mesmo? Estou correto na minha interpretação?
Pelo mesmo motivo por que se diz «é hora de a onça beber água», poderia eu dizer «faz-se referência a a auditoria ter sido conduzida corretamente»?
Não sei exatamente o porquê, mas imagino que a resposta à minha indagação seja negativa. No entanto, soa-me no mínimo estranho dizer «faz-se referência à auditoria ter sido conduzida corretamente». Parece-me que, assim como na primeira frase não se junta de com a (por o verbo estar no infinitivo – aliás, olha aqui a mesma dúvida: «por o» ou pelo?), também na segunda não se deveria juntar a preposição a com o artigo a.
A propósito do significado de aceivar, palavra de que andava à procura, cheguei à resposta dada por Carlos Rocha a 19/04/2005. Não sei até que ponto a resposta está completamente certa, apesar de se inserir no léxico agrário, de facto.
Veja-se o excerto do conto «O Pastor Gabriel» de Miguel Torga: «Como os pastos no Verão escasseavam, só havia uma solução: aceivar os nabais à noite, pela calada». Não poderá aceivar ter outro significado ou, pelo menos, outra acepção?
Gostava de saber mais sobre as orações subordinadas integrantes ou completivas. E, também, exemplos.
Qual a frase correta?
«Sem sinais e sintomas cardíacos.»
«Sem sinais ou sintomas cardíacos.»
«Sem sinais e/ou sintomas cardíacos.»
Qual das seguintes frases está correta?
a) Aquele do qual enaltecemos as qualidades e minimizamos os defeitos.
b) Aquele de quem enaltecemos as qualidades e minimizamos os defeitos.
«Estratégias de ensino-aprendizagem a nível da informática», ou «Estratégias de ensino-aprendizagem ao nível da informática»?
Os professores adequam recursos a, ou ao, nível informático?
Ainda a propósito da resposta Classificação da estrutura «como sendo», não poderá entender-se que «como sendo» tem um valor relativo (referindo-se ao «guião pedagógico»)? Fundamento esta interpretação com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa: a entrada como encaminha-nos para a entrada advérbio («advérbio relativo»), onde, com efeito, aparecem os advérbios onde e como a introduzir orações relativas. Neste sentido, não podemos aceitar que, na expressão em questão [«A professora Luísa está a falar do guião pedagógico como sendo algo de que precisam agora»], «como» introduz uma oração relativa, equivalendo o «como sendo» a «que era»? Na verdade, tenho dificuldade em entender a «conjunção com valor de comparação hipotética ou subjetiva» nesta frase, uma vez que o guião era algo de que efetivamente iam necessitar naquele momento.
É correto escrever num curriculum «Integrei a equipe de arquitetos da empresa xx, participando de vários projetos»? Dúvida: há necessidade de crase no «Integrei à equipe...»?
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