Estou atualmente morando numa cidade do Rio Grande do Norte e sempre escuto dizer «prefeitura do Natal». No caso, não sei se a preposição com o artigo do está empregada corretamente, porque sempre pensei que seria correto dizer «prefeitura de Natal».
Qual seria o uso certo?
Tenho uma imensa dificuldade de encontrar textos que apresentem fidedignamente a representação fonética do s beirão, o mesmo som que é usado no galego e também em alguns sotaques espanhóis. Até então, baseado no que estudei, o som que parece se assemelhar mais ao s beirão é: /s̺/ (um s com o diacrítico para marcar que é apical), ou seja, sibilante apicoalveolar surda. Gostaria muito do parecer de vocês sobre esse assunto. Já encontrei este som sendo representado como retroflexo /ʂ/, e inúmeras representando este som apenas com um ponto abaixo do s: /ṣ/.
Espero que possam me ajudar.
É correto dizer-se «ao lado de mim»?
Li numa resposta a outra questão que o mais adequado é usar nietzschiano. Essa regra vale para o português do Brasil também, ou é característica do português de Portugal?
No Algarve e no Alentejo, ouve-se frequentemente a expressão «estou desejando de» + infinito dum verbo (ex.: «estou desejando de voltar»), no sentido de «estar desejoso de». No entanto, o verbo desejar não é regido da preposição de. Assim, diz-se «eu desejo voltar a casa». É correto/incorreto usar «estar desejando de»? Porquê?
Como faço para diferenciar o adjunto do aposto especificativo? Ex.: «Gosto de doce de abacaxi.»
«Abacaxi» não seria o nome do doce e seria aposto.
«A rua de Copacabana está suja.»
«A praia de Copacabana está suja.»
Na construção frasal «esqueceu-me o ocorrido», o sujeito é «o ocorrido»...
Mas que tipo de verbo é esquecer? E qual é a função sintática de me?
Ah! Verbos pronominais não têm função sintática, estou certo, ou errado?
Obrigado!
Como se efetua diferentes translineações da palavra aprumadinho?
Que função sintática desempenha o advérbio mal na seguinte ocorrência: «Parece-me mal que os alunos não trabalhem na sala de aula»?
Gostaria de saber qual o plural da palavra primeiro-anista bem como se existe alguma regra geral em relação à formação de plural para as palavras que se iniciam com primeiro, por exemplo: primeiro-tenente, primeiro-ministro, etc.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações