Examine-se este período:
"O médico disse que compreendia sua dor, mas que não tinha nada com isso".
É correto o uso de "mas que" como está no período?
Obrigado.
Quando se diz "Nunca vi o mar", significa que nunca estive na praia para observá-lo? Afinal, mesmo que eu tenha visto o mar apenas pela televisão, eu posso afirmar que já vi o mar?
E quando se diz "Vi o mar pessoalmente", significa, necessariamente, que estive na praia para observá-lo?
Uma professora primária afirma que não existem palavras em português com dois acentos.
Na consulta ao Glossário, encontrei "bênção" com dúpla acentuação.
Algum deles não é acento?
A regra não será verdadeira?
Se é correcto dizer ' o carro está pintado ', por que razão é errado dizer-se ' o peixe está fritado '?
Quanto aos cargos em relação a textos oficiais em relação a mulheres: podemos dizer a Assistente Administrativo? ou Assistente Administrativa?
Quando alguém perguntou se "permanecer" era sempre um verbo de ligação, T. A. respondeu que este podia ser usado intransitivamente, dando como exemplo: "Maria saiu, Francisco permaneceu em casa."
Se "permanecer" for no exemplo acima um verbo intransitivo, então devemos poder apagar o sintagma preposicional que está à sua direita:
"Maria saiu, Francisco permaneceu [-]." Se isto estiver correcto, então "estar" comporta-se como "permanecer"? Veja-se o exemplo análogo: "Maria saiu, Francisco está em casa." / "Maria saiu, Francisco está [-]." Gostava que apresentassem o(s) critério(s) que permite(m) classificar um dado verbo como "verbo de ligação". (Não me digam que, sendo a lista dos verbos de ligação pequena, o ideal será memorizá-la!)
Nas orações "Marina lhe era indiferente" e "Marina era indiferente a Daniel", é correto afirmar-se que não está claro se Marina é objeto ou sujeito da indiferença? Ou seja, sempre haverá ambigüidade no uso desse adjetivo?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações