O verbo vai sempre para o plural quando antes dele há pelo menos dois sujeitos?
Sendo alemão, fico perfeitamente confundido em relação ao uso dos números em Portugal (não me interessa a "língua brasileira"). O número 1 000 000 000 como é que se diz? E 1 000 000 000 000? Esta metodologia é depois seguida com triliões etc.?
Na contagem normal, quando é que se usa o "e"?
Como se escreve "14"?
Desde já obrigado pelas respostas.
Quando se usa um prefixo antes de nome próprio, qual é a regra? Exemplifico:
anti-Soares?
anti-Guterres, antiguterres?
anti-EUA, anti-Brasil, antibrasil?
anti-Cravinho, anticravinho?
Gostava de saber se "Montesinho" se escreve com s ou com z. Sendo o nome de uma aldeia em Trás-os-Montes, há muitas pessoas que o escrevem das duas maneiras.
Uma coisa que me intriga em anúncios de imobiliárias é a expressão «casa com muito cachet». Que querem eles dizer com isto?
Fetalatos = substâncias químicas que contêm o PVC: deve-se escrever fetalatos ou ftalatos?
Em francês, "fhtalates".
Vejo e ouço, frequentemente, usar advérbios de modo seguidos de que: «evidentemente que», «naturalmente que». Não sei se é construção correcta, mas a mim soa-me mal.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações