Qual é o nome gentílico correcto, do natural do Vimioso, concelho do distrito de Bragança? E já agora, quais são os nomes gentílicos correctos de Amarante (Porto), e Amares (Braga)?
Tenho 'ciberdúvidas' na utilização do "não" em situações como, por ex.: pessoal docente e não-docente, radiações ionizantes e não-ionizantes... A utilização do hífen é correcta nestes casos? Os meus agradecimentos aos 'ciberdefensores' da nossa (apesar de tudo, fabulosa) língua materna.
Pretendo perguntar se a palavra "dessensocomunizar" pode ser empregue na língua portuguesa para exprimir uma visão de afastamento da leitura que o senso comum faz das coisas.
Que argumentos posso utilizar para distinguir frases restritivas de explicativas na hora da pontuação? Onde melhor pesquisar dúvidas de pontuação (livros)?
É mais correcto dizer interseptar ou interceptar?
É mais correcto dizer rigidizar ou rigidificar (como acto de tornar mais rígido)?
Parabéns pela V. página.
1) Na frase "Pedro jogará sua última partida de futebol pelo Porto F.C.", significa que Pedro mudará de time, ou seja, não vai abandonar o futebol, ou significa que Pedro jogará a última partida de sua vida pelo Porto F.C., ou seja, vai abandonar o futebol?
2) Na frase "Pedro jogará sua última partida em Portugal", significa que Pedro não vai mais jogar em Portugal, mas pode jogar em outro país ou significa que Pedro jogará a última partida de sua vida em território português?
3) Existe diferença de significados entre as seguintes frases:
"A última partida de Pedro, realizada em Portugal, foi sucesso de público".
"A última partida de Pedro, realizada em Portugal, foi sucesso de público"?
Muitíssimo obrigado.
Espero que a língua portuguesa possa me ajudar nesta dúvida.
Qual a diferença entre puberdade e adolescência? A puberdade faz parte da adolescência ou é uma fase posterior à adolescência? Afinal, puberdade é o mesmo que adolescência?
Existem regras na língua portuguesa acerca da formação das abreviaturas? Se existem, diferem as regras no Português de Portugal das do Português do Brasil?
Por exemplo: no endereçamento de cartas é comum o uso de: at. Sr. Fulano de Tal. É correto o emprego do "at." como abreviação de "atenção"? Mais ainda em referência àqueles que usam a forma inglesa: "att."
Se não existem regras, qual "jurisprudência" da língua poderia nos auxiliar na elucidação de determinadas dúvidas quanto ao emprego ou não de abreviaturas, sua correta formação, etc. etc. etc.
Agradeço muito a atenção a esse assunto e aproveito para apresentar meus parabéns a esse 'site' e aos organizadores.
Dever-se-á escrever "escoteiro", ou "escuteiro"?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações