Gostaria de encontrar uma palavra em latim que correspondesse à perspectiva intermédia entre avaliação "ex ante" e avaliação "ex post" (na "ex ante" interrogo-se sobre o que vai acontecer na "ex post" importa o que aconteceu). Algo que em inglês por vezes se designa por avaliação "on going", ou seja, vou avaliando à medida que vou andando, à medida que vou progredindo. A expressão "avaliação contínua" que habitualmente usamos na avaliação das nossas disciplinas não me parece ser a mais adequada porque, realisticamente, ninguém está continuamente a avaliar. Há sim momentos regulares de avaliação ao longo do processo.
Qual a expressão em latim que me sugere que utilize para traduzir esta ideia de avaliação "on going"?
Se porventura a pergunta não estiver de acordo com os objectivos desta "homepage", que considero verdadeiramente excepcional, agradecia imenso que me pudessem aconselhar sobre como resolver o meu problema. Obrigado pela atenção.
Qual a origem da expressão: "Preso por ter cão preso por não ter"?
Qual a origem da frase "Com todos os efes e erres" ?
A vossa resposta a Rui Ramos é muito abrangente, mas apresenta mais dúvidas que orientações. Continuo sem saber como hei-de escrever: anti-Guterres ou antiguterres?
Considerando que até hoje ninguém conseguiu superar a genialidade no campo da Física de Einstein, devo dizer:
A) Einstein foi o maior gênio de todos os tempos ou
B) Einstein é o maior gênio de todos os tempos.
Muito obrigado.
Pedro, querendo elogiar sua namorada, deve dizer:
A) Vc. foi a melhor coisa que já me aconteceu ou
B) Vc. É a melhor coisa que já me aconteceu
C) Se ela não existisse mais deveria dizer o quê?
D) E se ela não fosse mais namorada de Pedro?
Na passagem de uma certa banda norte-americana pelo Brasil, seus integrantes trocaram de instrumentos - o baterista por exemplo assumiu o lugar do guitarrista - e nunca mais tornaram a fazer isso:
Portanto, considerando que o show já terminou, devo dizer que:
A) A platéia brasileira foi a única que pôde conferir esse raro momento.
ou
B) A platéia brasileira é a única que pôde conferir esse raro momento (já que até hoje nenhuma platéia, exceto a brasileira, pôde conferir o momento)
Como todos sabemos Pelé marcou 10 gols numa mesma partida e até hoje ninguém conseguiu atingir esta marca. Portanto, devo dizer que:
1) Considerando que Pelé ainda existe mas não joga mais futebol:
A) Pelé foi o único jogador a marcar 10 gols numa mesma partida ou
B) Pelé é o único jogador a marcar 10 gols numa mesma partida
2) Considerando que Pelé ainda joga futebol:
A) Pelé foi o único jogador a marcar 10 gols numa mesma partida ou
B) Pelé é o único jogador a marcar 10 gols numa mesma partida
3) Considerando que Pelé não existe mais:
A) Pelé foi o único jogador a marcar 10 gols numa mesma partida ou
B) Pelé é o único jogador a marcar 10 gols numa mesma partida
P.S.: As 3 perguntas devem levar em consideração que independentemente da existência ou da suposta inexistência de Pelé até hoje ninguém conseguiu superar sua marca.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações