1) Na frase "Pedro jogará sua última partida de futebol pelo Porto F.C.", significa que Pedro mudará de time, ou seja, não vai abandonar o futebol, ou significa que Pedro jogará a última partida de sua vida pelo Porto F.C., ou seja, vai abandonar o futebol?
2) Na frase "Pedro jogará sua última partida em Portugal", significa que Pedro não vai mais jogar em Portugal, mas pode jogar em outro país ou significa que Pedro jogará a última partida de sua vida em território português?
3) Existe diferença de significados entre as seguintes frases:
"A última partida de Pedro, realizada em Portugal, foi sucesso de público".
"A última partida de Pedro, realizada em Portugal, foi sucesso de público"?
Muitíssimo obrigado.
Espero que a língua portuguesa possa me ajudar nesta dúvida.
Qual a diferença entre puberdade e adolescência? A puberdade faz parte da adolescência ou é uma fase posterior à adolescência? Afinal, puberdade é o mesmo que adolescência?
Existem regras na língua portuguesa acerca da formação das abreviaturas? Se existem, diferem as regras no Português de Portugal das do Português do Brasil?
Por exemplo: no endereçamento de cartas é comum o uso de: at. Sr. Fulano de Tal. É correto o emprego do "at." como abreviação de "atenção"? Mais ainda em referência àqueles que usam a forma inglesa: "att."
Se não existem regras, qual "jurisprudência" da língua poderia nos auxiliar na elucidação de determinadas dúvidas quanto ao emprego ou não de abreviaturas, sua correta formação, etc. etc. etc.
Agradeço muito a atenção a esse assunto e aproveito para apresentar meus parabéns a esse 'site' e aos organizadores.
Dever-se-á escrever "escoteiro", ou "escuteiro"?
O que significa verdadeiramente «escutas»?
Exemplo:
A escuta telefónica encontrada no gabinete do procurador-geral da república, dr. Cunha Rodrigues;
O corpo nacional de escutas (C.N.E.) (Escuta, aqui, é o aportuguesamento do anglicismo – expressão inglesa – «scout»);
Escuta/escutar – infinito do verbo: «o João escuta a rádio». Relaciona-se com a situação da frase, sobre o P.G.R.
O termo «pixel» é utilizado em informática, para indicar um «ponto» no ecrã. Será isto legítimo? Quer dizer, podemos usar «ponto» em vez de «pixel»? E se usarmos «pixel», o plural correcto será «pixels», como na língua inglesa? Pergunto isto porque cada vez mais vejo escrito, em revistas de informática, a palavra «pixéis» como o plural de «pixel».
Obrigado.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Encontrei esta palavra num teste de geografia humana.
O que significa exurbanização?
O conjunto dos prefixos que indicam a repetição de uma determinada unidade ou operação, como por exemplo «di, tri, tetra», etc. ou «bi, bis, tris», etc. tem algum nome específico? Se não tiver, é aceitável designá-los por prefixos multiplicativos (ou multiplicadores)?
Muito obrigado.
Vi há dias no jornal "24 horas" o seguinte título: "Hipers sobem preços". Sendo que a forma abreviada de hipermercados já entrou na nossa linguagem corrente, pergunto: não será mais correcto híperes?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações