Quanto aos cargos em relação a textos oficiais em relação a mulheres: podemos dizer a Assistente Administrativo? ou Assistente Administrativa?
Quando alguém perguntou se "permanecer" era sempre um verbo de ligação, T. A. respondeu que este podia ser usado intransitivamente, dando como exemplo: "Maria saiu, Francisco permaneceu em casa."
Se "permanecer" for no exemplo acima um verbo intransitivo, então devemos poder apagar o sintagma preposicional que está à sua direita:
"Maria saiu, Francisco permaneceu [-]." Se isto estiver correcto, então "estar" comporta-se como "permanecer"? Veja-se o exemplo análogo: "Maria saiu, Francisco está em casa." / "Maria saiu, Francisco está [-]." Gostava que apresentassem o(s) critério(s) que permite(m) classificar um dado verbo como "verbo de ligação". (Não me digam que, sendo a lista dos verbos de ligação pequena, o ideal será memorizá-la!)
Nas orações "Marina lhe era indiferente" e "Marina era indiferente a Daniel", é correto afirmar-se que não está claro se Marina é objeto ou sujeito da indiferença? Ou seja, sempre haverá ambigüidade no uso desse adjetivo?
Obrigado.
Qual é o nome gentílico correcto, do natural do Vimioso, concelho do distrito de Bragança? E já agora, quais são os nomes gentílicos correctos de Amarante (Porto), e Amares (Braga)?
Tenho 'ciberdúvidas' na utilização do "não" em situações como, por ex.: pessoal docente e não-docente, radiações ionizantes e não-ionizantes... A utilização do hífen é correcta nestes casos? Os meus agradecimentos aos 'ciberdefensores' da nossa (apesar de tudo, fabulosa) língua materna.
Pretendo perguntar se a palavra "dessensocomunizar" pode ser empregue na língua portuguesa para exprimir uma visão de afastamento da leitura que o senso comum faz das coisas.
Que argumentos posso utilizar para distinguir frases restritivas de explicativas na hora da pontuação? Onde melhor pesquisar dúvidas de pontuação (livros)?
É mais correcto dizer interseptar ou interceptar?
É mais correcto dizer rigidizar ou rigidificar (como acto de tornar mais rígido)?
Parabéns pela V. página.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações