Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Andrea 5K

Quanto aos cargos em relação a textos oficiais em relação a mulheres: podemos dizer a Assistente Administrativo? ou Assistente Administrativa?

Mariana Figueira Portugal 5K

Quando alguém perguntou se "permanecer" era sempre um verbo de ligação, T. A. respondeu que este podia ser usado intransitivamente, dando como exemplo: "Maria saiu, Francisco permaneceu em casa."

Se "permanecer" for no exemplo acima um verbo intransitivo, então devemos poder apagar o sintagma preposicional que está à sua direita:

"Maria saiu, Francisco permaneceu [-]." Se isto estiver correcto, então "estar" comporta-se como "permanecer"? Veja-se o exemplo análogo: "Maria saiu, Francisco está em casa." / "Maria saiu, Francisco está [-]." Gostava que apresentassem o(s) critério(s) que permite(m) classificar um dado verbo como "verbo de ligação". (Não me digam que, sendo a lista dos verbos de ligação pequena, o ideal será memorizá-la!)

Edson Santana Brasil 4K
Sou funcionário público estadual no Paraná, na cidade de Curitiba.
Aqui, na Secretaria de Obras Públicas, os nossos engenheiros utilizam em suas correspondências algumas expressões de difícil compreensão.
Por isso gostaria de informações sobre o uso por exemplo das seguintes palavras:
Uso do "porém";
Uso do "outrossim";
Uso da "crase";
Uso do "todavia".
Obrigado.
Fernando Bueno Brasil 9K

Nas orações "Marina lhe era indiferente" e "Marina era indiferente a Daniel", é correto afirmar-se que não está claro se Marina é objeto ou sujeito da indiferença? Ou seja, sempre haverá ambigüidade no uso desse adjetivo?

Obrigado.

Paulo Alexandre Santos Silva 3K

Qual é o nome gentílico correcto, do natural do Vimioso, concelho do distrito de Bragança? E já agora, quais são os nomes gentílicos correctos de Amarante (Porto), e Amares (Braga)?

Luís Graça sociólogo, UNL/ENSP 4K

Tenho 'ciberdúvidas' na utilização do "não" em situações como, por ex.: pessoal docente e não-docente, radiações ionizantes e não-ionizantes... A utilização do hífen é correcta nestes casos? Os meus agradecimentos aos 'ciberdefensores' da nossa (apesar de tudo, fabulosa) língua materna.

Cruz Alves 5K

Pretendo perguntar se a palavra "dessensocomunizar" pode ser empregue na língua portuguesa para exprimir uma visão de afastamento da leitura que o senso comum faz das coisas.

Andrea Braga, Portugal 3K

Que argumentos posso utilizar para distinguir frases restritivas de explicativas na hora da pontuação? Onde melhor pesquisar dúvidas de pontuação (livros)?

Paulo Cruz Braga, Portugal 9K

É mais correcto dizer interseptar ou interceptar?

Paulo Cruz Braga, Portugal 8K

É mais correcto dizer rigidizar ou rigidificar (como acto de tornar mais rígido)?

Parabéns pela V. página.