Quero fazer um dicionário de Miguelês, ou seja, a linguagem do meu filho de dois anos. Como acho que só ficará completo com a transcrição fonética das palavras, venho-vos perguntar se me podem enviar (ou se sabem onde posso encontrar) uma tabela onde constem todos os sons, a forma de os representar e, se possível, com exemplos.
Obrigada.
Sou professora de Língua Portuguesa em Évora. Gostaria de saber qual o significado e origem da palavra "Intifada" que se utiliza comummente na guerra entre israelitas e palestianos. Obrigada antecipadamente pelos esclarecimentos.
É comum encontrar em qualquer texto da imprensa diária (e outros) a palavra credibilização.
Estava a escrever um texto no qual tencionava utilizar a referida palavra... como tive dúvidas consultei o Ciberdúvidas e dicionários 'on-line' e não obtive quaisquer resultados... a pergunta então é: a palavra credibilização existe? Se sim, porque não se encontra em dicionários? Se não, porque é que tanta gente a escreve e diz?
Existe esta palavra em português? Em francês existe continuiste para designar os instrumentistas que acompanham um coro!
Se o particípio passado de vir é vindo e o de intervir é intervindo, será que o particípio passado do verbo ressarcir é ressarcindo ou ressarcido?
Parabéns pelo excelente serviço público aqui prestado!
Grato pela atenção.
Meu nome é Daniela, sou do 3.° ano do ensino médio, estou dando Fonética.
Hoje tive uma aula sobre encontros vocálicos. Ditongos, tritongos, hiatos.
Meu professor explicou que é usado como padrão o jeito de se falar do Rio de Janeiro. Então, tinha um exercício que pedia para se dizer em quais palavras havia ditongos e quantos.
Então, apareceu a palavra viuvez. Quando eu falo viuvez, eu pronuncio os fonemas /v/i/u/v/ei/s, certo?? Com um ditongo /ei/? Assim como em vez, /v/e/i/z, certo?
Meu professor diz que não tem /i/, mas pelo que eu entendi, eu pronuncio o i.
Certo???
Qual é a correcta pronúncia de solo? Dever-se-á pronunciar a primeira vogal tal como em bolo, dolo, golo, rolo, tolo ou tal como em colo? E, porque deverá colo (ou solo) ser pronunciado com a primeira vogal aberta se essa não é forma usada nos exemplos que forneci?
Obrigado.
Tenho alimentado uma polémica intensa com um amigo português que viveu na Rússia vários anos e que garante que a tradução correcta para português do nome da cidade que Pedro mandou construir é São Peterburgo.
Sempre tenho ouvido dizer Petersburgo, consultei variadíssimas publicações onde aparece sempre Petersburgo, sei que os franceses dizem Petersburg, os ingleses também, os espanhóis escrevem Petersburgo, mas fiquei surpreendido ao encontrar muitos 'sites', sobretudo basileiros, onde se grafa Peterburgo.
Assim, a pergunta que vos quero colocar é, basicamente, a que vem no título: em português, o que é mais correcto – Peterburgo ou Petersburgo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações