Vocabulário lexical de mar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Vocabulário lexical de mar

Ex.º: praia, ondas, conchas, barco...

São palavras do campo lexical ou semântico de mar?

Guida 6K

Os linguistas diferem nas opiniões sobre este assunto.

Não devemos incluir estas palavras no campo lexical semântico, porque, tal como ensina o «Dictionnaire de Didactique des Langues», dirigido por R. Galisson /D. Coste, no campo semântico, «os elementos têm um denominador semântico comum, delimitam-se reciprocamente, e estão delimitados pelos elementos periféricos dos outros campos.» Seguidamente, dá o exemplo do campo semântico de liberdade, para compreensão do qual apresenta, entre outras, as seguintes palavras: liberdade, libertação; livre, independente, libertado; libertar, livrar; libertador, salvador; servidão, cativeiro, prisão; escravo, cativo, preso.

As palavras apresentadas podemo-las incluir no vocabulário lexical referente ao mar, visto que, por ex., o significado de conchas nada tem que ver com a praia, com ondas nem com barco, mas com mar.

José Neves Henriques