Gostaria de saber sobre o termo choudra, ouvido com muita freqüência, com sentido pejorativo, no seriado baseado na obra "Os Maias" de Eça de Queiroz que atualmente passa na TV brasileira, e que não consta do dicionário.
Tendo usado a palavra "indesmentível" a minha vida toda, reparei recentemente que não existe nos dicionários que consultei.
Uma palavra tão bonitinha e que eu e os meus amigos sempre achámos tão elegante e sofisticada e que agora surde como a evidência de eu ter sido um grande inculto a vida inteira.
Que fazer?
Vi a palavra confração e não consegui encontrá-la no dicionário. Ela existe mesmo? O que vem a ser?
Sempre me ensinaram na escola primária de antigamente que um período (palavra exdrúxula, e como tal, acentuada na antepenúltima sílaba) não se dizia periúdo, como agora se houve em todo o lado.
Gostaria de um esclarecimento.
Muito obrigado.
Eu gostaria de saber se as seguintes palavras são tritongo ou ditongo: fiéis, espião.
Muito obrigada, eu sou argentina e preciso ajudar meu filho na escola.
Que nome se dá à identificação que se põe ao peito, aquando de congressos, para facilitar a identificação dos congressistas?
Poder-se-á usar o termo "crachá"?
Antecipadamente, agradeço a vossa resposta.
Qual destas duas hipóteses estará (mais) correcta? "de ora em diante" ou "de agora em diante"?
Obrigada.
Gostaríamos de saber se as palavras vê-la e vela são palavras homógrafas. Foi-nos dito que assim se poderiam considerar mas não temos certeza. Agradecíamos uma explicação mais detalhada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações