Sei que esta pergunta já foi feita, no entanto acredito que em nenhum momento foi esclarecida a 'origem' da expressão brasileira 'pois não', utilizada cordialmente.
Gostaria que especificassem a sua origem, visto que em nenhuma das respostas dadas anteriormente conseguem obedecer esse objectivo.
Muito obrigado.
Gostaria de obter informações (as mais completas possíveis) sobre a origem da palavra "moderno".
Em Paris, ouço por vezes notícias de Portugal. Ontem, ao fim de jantar, liguei para a SIC. Em meia hora, dez vezes a palavra briefing. Será culto de pedantismo ou estará a língua portuguesa moribunda?
Examine-se a seguinte frase:
"Não é possível cair um prédio, mas os cálculos estarem certos".
Minha dúvida é a colocação ou não da vírgula antes de "mas".
Observe-se que as orações "cair um prédio" e "mas os cálculos estarem certos" são ambas sujeito da oração principal, e os núcleos do sujeito não devem ser separados por vírgula. No entanto, no Brasil a regra manda antepor vírgula antes da palavra "mas". Com a vírgula, contudo, a relação de dependência entre a oração iniciada por "mas" e a oração principal deixa de existir. Como resolver o problema?
Obrigado.
Gostaria de saber com exactidão quantas são as preposições simples e quais as locuções prepositivas. As gramáticas não se entendem nesta matéria, surgindo 20 numas e 24 noutras, sendo as seguintes a razão da minha dúvida: durante, excepto, mediante e salvo.
Sou estudante... queria saber as influências sofridas na língua portuguesa pelo inglês? E alguns exemplos de palavras aportuguesadas...
Obrigada!!
Funções monológicas e funções dialógicas.
Quero saber o que são essas funções. Dê exemplos.
Agradeço.
Em conversa particular pelo "ICQ", a revisora de um dos meus trabalhos implicou com a frase "Nestas condições, fica oneroso para mim trabalhar com taxas reduzidas baseadas na suposição de que o meu trabalho é facilitado, quando o que acontece é o contrário." Como ela deve ter sido "treinada" (como se faz com os cavalos) para apontar a construção "para mim + verbo" como erro, foi o que fez, exultante por me apanhar em falta.
Para mim, não há a menor dúvida de que a frase está correta. Mas a revisora não se convence, e insiste em que eu a corrija. Há alguma possibilidade de eu estar errado?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações