Jaime e Tiago
O nome inglês James (St. James) corresponde a Tiago (S. Tiago) em português, mas James também foi adoptado em português como Jaime. Gostaria de conhecer a etimologia dos dois nomes.
Sds = saudações
O que é o sds, ou sd`s que eu vejo algumas pessoas assinarem nos emails?
«Margem sensivelmente negativa»
«Margem marginalmente negativa»? Como não me parece correcta esta construção de frase, gostaria de saber como contornar esta situação tendo em conta que pretendia dar a entender que a margem não só é negativa como é realmente muito pequena.
Hospedeira de congressos?
Antes do mais, parabéns ao Ciberdúvidas por nos ajudar tanto à hora de conhecermos e estudarmos a língua portuguesa. A minha dúvida é a seguinte: temos hospedeira de avião e hospedeira de terra, temos também hospedeira de congressos(?). Então como é que se chama aos funcionários/as que trabalham na preparação e organização dos congressos, levando água, dando o microfone aos intervenientes, etc.?
Tele- + sobre-
Agradecia informação acerca da correcta grafia das palavras: "tele-acção" ou "teleacção", "telesinalização" ou "telessinalização", "sobre-intensidade" ou "sobreintensidade" (muito vista em catálogos)?
Aportuguesamento de topónimos espanhóis
Gostaria de saber se se traduzem para português os nomes das seguintes províncias espanholas: "Pais Vasco", "La Rioja" e "Castilla-La Mancha".
Muito obrigada.
O significado de abécula
Dado que não encontro no dicionário a palavra "abécula", gostaria de saber o seu significado.
Liquidação
É correcto/correto dizer liquidação quando se fala de termos financeiros? Sou mexicana e estou fazendo uma tradução no trabalho. Obrigada pela ajuda.
«Mortinho por chegar a casa» + «De cabo de esquadra»
«Mortinho por chegar a casa» e «De cabo de esquadra»: qual é a origem de cada uma destas duas expressões?
Degravar
A palavra degravar é comumente usada em relatórios policiais para caracterizar a transcrição de diálogos contidos em fitas de gravações telefônicas, entretanto ela não consta em nenhum dicionário. Esta palavra existe? Está correto o seu uso no caso mencionado?
