“Egrégora” "versus" egrégio - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
“Egrégora” "versus" egrégio

Sou professor universitário na área de Matemática e Informática Teórica, residindo no Brasil. Procurei pela palavra "egrégora" em dois dicionários de grande prestígio aqui no Brasil, o Aurélio e o Houaiss, sem sucesso. Na Internet encontrei várias referências para esta palavra, todas de não especialistas em língua portuguesa ou em línguas em geral. Alguns dizem que o gênero desta palavra (como substantivo) é masculino, outros dizem que é feminino.
As perguntas:
1) qual é o gênero de "egrégora", isto é, deveríamos escrever "a egrégora" ou "o egrégora"?
2) qual é a origem etimológica desta palavra? (Nas referências que encontrei na Internet, alguns dizem ser de origem latina, outros de origem grega.)
3) quais são os possíveis significados para esta palavra?

Arthur Buchsbaum Brasil 5K

A palavra “egrégora” não está atestada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa, incluindo as mais recentes edições dos que me referiu (Novo Aurélio - Século XXI e o Houaiss). O termo que aparece é, sim, o adjectivo egrégio (o qual, suponho eu, terá a mesma etimologia: lat. “egregius”), com o significado de «distinto, ilustre».
Assim, respondendo às perguntas:
1) não aparecendo atestada em nenhum dicionário, torna-se impossível fixar o género desta palavra;
2) a existir (informalmente) a palavra “egrégora” deverá ter a mesma etimologia que “egregius”, que em latim significava «ilustre, distinto».
3) volto a referir que, não estando presente em nenhum dicionário de língua portuguesa, é impossível determinar o significado desta palavra. No entanto, o seu uso informal deve estar relacionado com o que «egrégio» significa.

Susana Correia