DÚVIDAS

“Egrégora” "versus" egrégio

Sou professor universitário na área de Matemática e Informática Teórica, residindo no Brasil. Procurei pela palavra "egrégora" em dois dicionários de grande prestígio aqui no Brasil, o Aurélio e o Houaiss, sem sucesso. Na Internet encontrei várias referências para esta palavra, todas de não especialistas em língua portuguesa ou em línguas em geral. Alguns dizem que o gênero desta palavra (como substantivo) é masculino, outros dizem que é feminino.
As perguntas:
1) qual é o gênero de "egrégora", isto é, deveríamos escrever "a egrégora" ou "o egrégora"?
2) qual é a origem etimológica desta palavra? (Nas referências que encontrei na Internet, alguns dizem ser de origem latina, outros de origem grega.)
3) quais são os possíveis significados para esta palavra?

Resposta

A palavra “egrégora” não está atestada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa, incluindo as mais recentes edições dos que me referiu (Novo Aurélio - Século XXI e o Houaiss). O termo que aparece é, sim, o adjectivo egrégio (o qual, suponho eu, terá a mesma etimologia: lat. “egregius”), com o significado de «distinto, ilustre».
Assim, respondendo às perguntas:
1) não aparecendo atestada em nenhum dicionário, torna-se impossível fixar o género desta palavra;
2) a existir (informalmente) a palavra “egrégora” deverá ter a mesma etimologia que “egregius”, que em latim significava «ilustre, distinto».
3) volto a referir que, não estando presente em nenhum dicionário de língua portuguesa, é impossível determinar o significado desta palavra. No entanto, o seu uso informal deve estar relacionado com o que «egrégio» significa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa