Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Contexto/contesto: palavras parónimas
Gostaria de saber se contesto (do verbo contestar, na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo) e o substantivo masculino singular contexto são consideradas palavras parónimas e/ou homófonas.
Grata pela resposta.
Francisca Sepúlveda Portugal 4K
As palavras que apresenta são consideradas palavras parónimas, visto que têm uma grafia semelhante (contexto/contesto), um som semelhante (cont[eis]to/cont[és]to) e um significado diferente (contexto: enquadramento de ideias/contesto: 1.ª pessoa do presente do indicativo do verbo contestar – questionar; opor-se...).

Para que estas palavras fossem classificadas como homófonas, teriam de ter, para além da grafia e do significado diferentes, o mesmo som, como é o caso de à e , em que a primeira é a contracção da preposição a com o artigo definido, feminino, singular a; e a segunda é a forma do presente do indicativo do verbo haver.

Marta Pereira