Deve dizer-se: o assunto em epígrafe ou o assunto referido em epígrafe? Eu uso sempre a 2.ª construção, mas como tenho visto muitas vezes a 1.ª, que penso não ser a correcta, surgiu-me a dúvida.
Os meus agradecimentos antecipados.
Peço desculpa da minha observação, mas não posso concordar com a inclusão de todas as relativas entre vírgulas. Só as explicativas o são, ao contrário das restritivas (cf. Nova Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra, p. 600).
Qual é a forma correta:
«Quem chega em Lisboa» ou «Quem chega a Lisboa»?
Teve lugar um debate parlamentar em que a expressão «jogos paralímpicos» foi várias vezes referida.
Creio não estar correcta a palavra «paralímpicos» e que talvez se deva à grafia inglesa "paralympics".
Não deverá ser «para-olímpicos» ou, quando muito, «paraolímpicos»?
Agradecia o vosso esclarecimento.
Muito obrigada.
Gostaria de saber se é correto usar a vírgula no final de uma linha.
Obrigado.
Deveremos tomar por correcta a grafia auto-silos e o seu significado como o de silos de estacionamento automóvel? Não será preferível utilizar outro termo ou silos-auto? Auto-silos dá a ideia de silos autónomos e deslocáveis, o que não me parece ser o sentido do sujeito de que falamos!
Porquê leite achocolatado e não leite chocolatado?
Se amoral é algo sem moral e anormal é algo sem norma, então porque é que achocolatado é algo com chocolate e não sem chocolate?
Obrigado.
Consultei uma resposta anterior sobre este tema (pergunta de João Coutinho), mas que interrogo sobre a sua correcção. Dizia a questão que, no Reino Unido, "billion" é um "milhão de milhões". Consultei dois dicionários de Língua Inglesa, de fiabilidade, onde afirmam que, actualmente, em UK e US, 1 bilião é mil milhões; no passado, e em UK, era milhão de milhões.
O Dicionário Universal de Língua Portuguesa, Texto Editora, diz que bilião é um termo de origem francesa e significa "mil milhões"! Suponho ser esta a versão mais aceite também em Portugal. Todavia, por exemplo, o Novo Prontuário Ortográfico, Plátano Editora, traz a versão antiga de UK e a portuguesa igual a esta, ou seja, 1 bilião = 1 milhão de milhões. Era bom que esclarecem isto (e fizessem chegar a outros meios de informação, por exemplo, o programa "Acontece"), pois podem estar a cometer-se erros graves por este país fora! Prestem mais este bom "Serviço Público".
Como professor das áreas das Ciências, esta questão é-me particularmente importante.
Gostaria que me informassem, se possível, qual o significado da letra E usada no código dos aditivos alimentares como por exemplo: E 122.
Grata pela atenção dispensada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações