Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Annete Stefanes Picoli Engenheira Porto Alegre, Brasil 20K
Faz 34 dias nos falamos. Sinto saudades. Volta (volte) logo.
Há 34 dias nos falamos. Sinto saudade. Volta (volte) logo.
Vítor Silva Portugal 14K

O advérbio onde pode ser substituído por aonde?

Layra Merizio Tanure Brasil 16K

Sou estudante de jornalismo na Universidade de Vila Velha – Espírito Santo, e peço encarecidamente o verdadeiro conceito de linguagem, língua, fala, signo verbal e signo não verbal (se possível envie exemplo de signos), visto que por intermédio destes formularei meu trabalho bimestral.
Agradeço a atenção dispensada.

Paulo Miranda Portugal 42K

Qual é o plural de fã?

Fãs ou fãns?

Já procurei em vários dicionários e nunca encontrei!

«Sou fã de uma banda.»

«Clube de fã?? de uma banda.»

Luís Romão Portugal 10K

É possível em português formar as palavras ludopata e ludopatia (à semelhança do que acontece em espanhol), referindo-se respectivamente ao viciado nos jogos de azar e ao vício patológico nos mesmos? Não encontrei estas palavras em nenhum dicionário, mas visto que ludopata, por exemplo, é formado por “ludo” e “pata”, constituintes de muitas palavras portuguesas, talvez fosse possível a sua construção. Será?

Vítor Silva Portugal 16K

Sendo o verbo gostar intransitivo, na frase «O João gosta da maçã», qual a função sintáctica de «da maçã»?

Vera Lúcia Brasil 22K
Gostaria muito de aprender a definição e estrutura de um «ensaio» para ensinar aos meus alunos. Vocês podem me ajudar nisso? Ficarei muito grata.

N.E. - Esta não é, claramente, uma dúvida de Português. Mas decidimos responder-lhe a título excepcional, até para renovarmos o pedido para os nossos consulentes circunscreverem as suas perguntas, sempre, ao estrito âmbito do Ciberdúvidas da ... Língua Portuguesa.
José Maurício Paiva Brasil 2K

Gostaria de obter alguma informação sobre o significado e origem da palavra Cangume.
Este é o nome de uma comunidade negra rural descendente de escravos, no Brasil, onde desenvolvo pesquisa. Não encontrei referência sobre esse nome nem em dicionários nem na memória do grupo, ainda que tenha tido uma pista sobre tratar-se de palavra usada em Angola.
Obrigado.

José Afonso Portugal 6K

Candidatos x candidatados.

Tenho visto ultimamente utilizada a expressão «projectos candidatos» (a fundos comunitários). O que me parece que se quer e deve dizer é «projectos candidatados», já que é este o particípio passado do verbo candidatar. Estarei a pensar bem?

Utilizei “x” e não “vs.” porque lembro-me de em tempos ter lido (creio que por V. Magalhães Godinho) uma crítica à utilização da última fórmula por ser importada do inglês, quando há expressão vernácula. Não fixei foi qual e vejo que o Ciberdúvidas usa “vs.”.

Claudete Souza Portugal 28K

Sou estudante de Letras e apesar de os ter estudado no semestre passado, confesso que fiquei com muitas dúvidas a respeito destes temas.
Gostaria de pedir um esclarecimento da vossa parte.
Obrigada.