No Michaelis – Moderno Dicionário da Língua Portuguesa (editora Melhoramentos, São Paulo), também se encontra o verbete «desacelerar (des+acelerar) Vtd 1 Fazer mover-se progressivamente mais devagar; diminuir a velocidade; retardar. Vint. 2 mover-se com uma velocidade progressivamente mais lenta. Vtd 3 Diminuir a razão do progresso de.»
O mesmo dicionário diz relativamente ao prefixo «des- (do lat “dis” ou “de + ex”) 1 Exprime a idéia de afastamento, privação, ação contrária, negação: descascar, destoucar, desdar, desnecessário. 2 às vezes, constitui prefixo de intensidade ou reforço: desaliviar, desfear, desinquieto, deslasso».
A definição que o consulente dá para aceleração é específica de uma área de estudo, a Física, e vem indicada como tal no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, onde, como sentido geral, se diz que aceleração é o «acto ou efeito de acelerar; aumento de velocidade; ligeireza; prontidão;»
Quanto à necessidade do vocábulo desacelerar, o uso atribuiu o significado de diminuir a velocidade a abrandar, termo devidamente reconhecido, pelo que talvez não haja necessidade de um outro, mas a formação e vida de palavras novas é apaixonante sobretudo por não obedecer a regras predefinidas de lógica e manutenção. Veremos o que os falantes fazem com desacelerar.