DÚVIDAS

Desacelerar = abrandar

Há cerca de um ano enviei para o Exm.º Sr. Dr. José Pedro Machado (ao cuidado do "Diário de Notícias") uma carta em que colocava uma questão referente ao vocábulo "desacelerar".
Entretanto, a rubrica onde o Dr. Pedro Machado respondia às questões colocadas deixou de ser publicada, sem que fosse esclarecida a minha dúvida.
Assim, tomo a liberdade de recolocar a questão, transcrevendo parte da citada carta.
«... O ponto substantivo desta carta, porém, prende-se com o registo do termo desacelerar que, segundo penso, pela primeira vez, teve acolhimento num dicionário de língua portuguesa, e, lamentavelmente, logo no da Academia, recentemente publicado.
«Se a aceleração é a variação de velocidade (variação positiva ou negativa) por unidade de tempo, o termo desacelerar, a ser criado, só poderá significar a não variação de velocidade, isto é, a sua manutenção. Assim sendo, não me parece que seja legítimo criar neologismos (ainda por cima não necessários) que, de acordo com as regras de formação de termos na nossa língua, venham a significar exactamente o contrário da ideia que se deseja expressar.
É acerca deste assunto que desejo conhecer a posição de V. Ex.ª. (…)».

Resposta

No Michaelis – Moderno Dicionário da Língua Portuguesa (editora Melhoramentos, São Paulo), também se encontra o verbete «desacelerar (des+acelerar) Vtd 1 Fazer mover-se progressivamente mais devagar; diminuir a velocidade; retardar. Vint. 2 mover-se com uma velocidade progressivamente mais lenta. Vtd 3 Diminuir a razão do progresso de.»
O mesmo dicionário diz relativamente ao prefixo «des- (do lat “dis” ou “de + ex”) 1 Exprime a idéia de afastamento, privação, ação contrária, negação: descascar, destoucar, desdar, desnecessário. 2 às vezes, constitui prefixo de intensidade ou reforço: desaliviar, desfear, desinquieto, deslasso».
A definição que o consulente dá para aceleração é específica de uma área de estudo, a Física, e vem indicada como tal no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, onde, como sentido geral, se diz que aceleração é o «acto ou efeito de acelerar; aumento de velocidade; ligeireza; prontidão;»
Quanto à necessidade do vocábulo desacelerar, o uso atribuiu o significado de diminuir a velocidade a abrandar, termo devidamente reconhecido, pelo que talvez não haja necessidade de um outro, mas a formação e vida de palavras novas é apaixonante sobretudo por não obedecer a regras predefinidas de lógica e manutenção. Veremos o que os falantes fazem com desacelerar.

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa