Desacelerar = abrandar
Há cerca de um ano enviei para o Exm.º Sr. Dr. José Pedro Machado (ao cuidado do "Diário de Notícias") uma carta em que colocava uma questão referente ao vocábulo "desacelerar".
Entretanto, a rubrica onde o Dr. Pedro Machado respondia às questões colocadas deixou de ser publicada, sem que fosse esclarecida a minha dúvida.
Assim, tomo a liberdade de recolocar a questão, transcrevendo parte da citada carta.
«... O ponto substantivo desta carta, porém, prende-se com o registo do termo desacelerar que, segundo penso, pela primeira vez, teve acolhimento num dicionário de língua portuguesa, e, lamentavelmente, logo no da Academia, recentemente publicado.
«Se a aceleração é a variação de velocidade (variação positiva ou negativa) por unidade de tempo, o termo desacelerar, a ser criado, só poderá significar a não variação de velocidade, isto é, a sua manutenção. Assim sendo, não me parece que seja legítimo criar neologismos (ainda por cima não necessários) que, de acordo com as regras de formação de termos na nossa língua, venham a significar exactamente o contrário da ideia que se deseja expressar.
É acerca deste assunto que desejo conhecer a posição de V. Ex.ª. (…)».
