Sobre o verbo preceder, diz-se no Michaelis – Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, S. Paulo, Melhoramentos: preceder vtd 1 Estar adiante de: “A introdução precede o livro” (Rui Barbosa). 2 Ir adiante de: “Nas procissões os clérigos precedem sempre as associações ou confrarias de leigos”. 3 Vir antes de [...]. Vti. e vint. 4 Adiantar-se, antepor-se, ser anterior: “Ao passamento do corpo precedeu a morte do espírito” (Alexandre Herculano) [...]. Vtd. 5 Fazer anteceder: “O deputado precedeu o projecto de (ou por) judiciosos considerandos “. 6 Chegar antes de: “Precedi-o porque precipitei os passos”. 7 Existir antes, viver numa época anterior: “Dessa camada humana que precedeu a babel das raças novas’ (João Ribeiro). ‘O verbo preceder rege dativo ou acusativo: preceder o dia ou preceder ao dia” (Otoniel Mota).
No mesmo dicionário, ao particípio precedido são atribuídos os sinónimos antecedido e antecipado.
Pode depreender-se do exposto, que o verbo preceder designa uma acção/ação que é anterior a outra. No texto em análise, de que damos a versão completa para melhor compreensão, a segunda acção/ação “…precedendo parecer do conselho de turma” poderá, assim, ser anterior à que surge em primeiro lugar no discurso “…salvo decisão em contrário do (tomada pelo) conselho pedagógico…
a) Retenção, que consiste na manutenção do aluno abrangido pela escolaridade obrigatória, no ano lectivo seguinte, no mesmo ano de escolaridade que frequenta, salvo decisão em contrário do conselho pedagógico, precedendo parecer do conselho de turma.
Salienta-se, no entanto, a dificuldade acrescida que é neste caso a identificação do sujeito de precedendo. Se consideramos que o sujeito é decisão, então a acção/ação do conselho pedagógico é anterior à do conselho de turma. Como o verbo preceder pode ser intransitivo, podemos considerar como sendo sujeito o parecer do conselho de turma e, neste caso, a ordem será a que o conhecimento que temos da realidade indica como lógica, isto é, primeiro o parecer, depois a decisão.
Realça-se ainda o facto de se tratar de um excerto extraído de uma lei, com a especificidade deste tipo de discurso, cujas características próprias são reconhecidas apenas pelos especialistas na área.