Escreve-se estrema ou extrema, quando se quer fortalecer um sentimento numa frase?
Ex.: extrema sensibilidade ou estrema sensibilidade?
Desmatação ou desmatamento?
Estando frequentemente em contacto com publicações da área de Engenharia, tanto portuguesas como brasileiras, verifico que umas vezes surge a palavra "desmatação" (normalmente em Portugal) e outras "desmatamento" (mais no Brasil). Qual delas estará mais "correcta"?
Vejam os senhores – conjuntivo ou imperativo? A consulta à Nova Gramática do Português Contemporâneo não é esclarecedora. Como classificar o modo verbal? Conjuntivo com valor de imperativo ou imperativo?
Quando a cor de uma peça de roupa é alterada pelo uso, lavagens frequentes, etc., deve dizer-se debotada ou desbotada?
Obrigado.
Sou estudante do 1.º ano de Letras Port./Inglês e tenho que fazer um trabalho sobre a formação histórica da língua portuguesa. O trabalho deve conter aspectos antropológicos dos primeiros falantes da língua portuguesa, características gramaticais na fonética, morfologia, sintaxe e na semântica; fases históricas citando autores e obras, cantigas, etc. Já pesquisei em alguns livros e ‘sites’, mas gostaria de obter mais informação a respeito desse assunto. Será que vocês poderiam me ajudar a enriquecer minha pesquisa?
Aguardo ansiosa.
Vivo no Canadá e fiquei espantada quando ouvi os portugueses do noticiário da Antena 1 chamarem apagão ao corte geral de energia que aconteceu na área de Nova Iorque e sul de Toronto.
Calculo que esta palavra seja dos brasileiros. Somos nós que temos que adaptar as palavras deles?
Quando eu saí de Lisboa há 24 anos nunca tinha ouvido esta palavra, que eu pessoalmente rejeito no meu português.
Obrigada.
Sou estudante e no outro dia li uma palavra interessante no jornal, digo interessante uma vez que não a consigo encontrar em lugar nenhum. Por este motivo, gostaria que me esclarecessem esta dúvida: jerricã existe, não existe, o que significa?
Obrigado pela atenção.
Gostaria de saber se o “c” que fica junto do “t” nas palavras “carácter” e “caracteres” é ou não pronunciado em Portugal.
Estou a escrever o meu relatório final do curso de Medicina Veterinária e surgiu-me uma dúvida que impede a finalização. Gostaria de saber qual é a forma de acção do substantivo "metástase". Até ao momento, tenho três alternativas: "metastizar", "metastatizar" e "metascizar". Estou mais inclinado para a primeira, mas gostaria que me confirmassem.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações