DÚVIDAS

Maiúsculas em palavras compostas

Sou revisora literária e tipográfica e tenho uma dúvida a que ainda não encontrei resposta nos vossos esclarecimentos sobre este assunto. Num título de uma bibliografia em que se opte pelas maiúsculas iniciais, o que fazer em relação aos prefixos a que se segue um hífen (ex.: Escreve-se «O Nosso Futuro pós-Humano» ou «O Nosso Futuro Pós-Humano»; «Seremos Todos anti-pós-Modernistas?» ou «Seremos Todos Anti-Pós-Modernistas?»? Ou seja, quem impõe a regra é a categoria do prefixo ou a da palavra que se lhe segue?

Obrigada.

Resposta

As palavras compostas (gramática tradicional) são unidades lexicais, normalmente consideradas como entradas independentes nos dicionários e nos vocabulários.

Assim, penso que se um dos elementos significativos tiver de ser escrito com inicial maiúscula, todos os elementos significativos da palavra composta terão igualmente de ser escritos com inicial maiúscula. Um exemplo desta regra geral está registado na norma actualmente em vigor para Portugal: os `Peles-Vermelhas´.

Ora, no «Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa», de Rebelo Gonçalves, encontrei Pan-Helénicas, taxativamente também para um elemento de formação.

Na minha opinião, na escrita de um título, deve, por exemplo, grafar-se: `Pós-Humano´ `Anti-Modernistas´.

Mas sublinho que é preciso lembrar que, não só no texto dos títulos mas também no interior das palavras compostas, se pode escrever com inicial minúscula os elementos de ligação (artigo definido e pronome demonstrativo afim; palavras inflexivas, como preposições, advérbios, etc.: ex.: Trás-os-Montes).

NOTA: O novo acordo simplifica a exigência de iniciais maiúsculas nestes casos.

Ao seu dispor,

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa