Gostaria de saber como definir, classificar e exemplificar por meio de exemplos a figura de linguagem sínquise.
Qual a forma correcta de dizer: paroquianismo, paroquialismo ou paroquialidade?
Na consulta de textos escritos em inglês, têm-me surgido ocasionalmente as expressões “Inspectorate” e “Directorate”. Qual a forma mais correcta de tradução dessas expressões?
Obrigado
Gostaria de saber qual das expressões estará mais correcta em termos da nossa língua? Pretende-se designar a actividade de gerir os riscos associados a uma organização ou actividade específica.
Hoje em dia até podemos classificar esta actividade já como uma disciplina científica, mas a dúvida subsiste: Risco ou Riscos!
A minha mulher é brasileira, natural de jatai, e ela diz que se fala assoviar na terra dela; está correcto assoviar ou assobiar?
Gostava de saber a vossa opinião a respeito de uma certa M. T. Piacentini, professora de português, que, num ‘site’ brasileiro dedicado à gramática da língua portuguesa, dá o seguinte exemplo de infinitivo pessoal:
«Ficaremos mais satisfeitos a cada novo produto que fabricarmos.»
Cá, em França, entre os nossos estudantes, confundir o infinitivo pessoal com o futuro do conjuntivo é considerado erro de palmatória.
E lá?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações