Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Ariane Frenda estudante de Letras Brasil 7K

Olá, meu nome é Ariane Frenda, sou estudante de Letras. Gostaria de tirar uma dúvida que está me consumindo.
Não estou conseguindo chegar a nenhuma conclusão quanto à análise sintática desta oração: "As mudanças passaram desapercebidas pelas pessoas". Em princípio, achei que "desapercebidas" poderia ser um adjunto adverbial de modo. Pensei até no caso da "cerveja que desce redondo". Mas isso não é possível pois o termo está flexionado em gênero e número.
Então pensei na possibilidade do verbo "passaram" ter adquirido a característica de verbo de ligação e o termo "desapercebidas" ser um predicativo do sujeito.
Mas mesmo assim eu não me contento, pois ainda acho que desapercebidas não é uma característica de "as mudanças" e sim do modo como "as mudanças passaram".
Será que você pode me trazer uma resposta plausível para minha questão?
Muito obrigada.

Tiago Pinheiro Portugal 21K

Qual é a origem da palavra chocolate? Italiana, francesa, maia, suíça, nauatle ou tupi-guarani?...

José Jamir Sarturi Crestani Bancário Brasília, Brasíl 71K

Gostaria de saber como escrever datas quando no meio de um texto técnico, por exemplo: 03.09.04, ou 3.9.04, ou 03 de setembro de 2004, ou 3 de setembro de 2004. Disseram-me que o correto é escrever 3 de setembro de 2004 (mês por extenso, sem zero antes do três). Não creio que esta seja a forma correta.

Drica Gomes Brasil 6K

O que quer dizer a palavra galhofa? Ouvi esta palavra no programa de Jô Soares.
Ele disse que todo ator tem que ter uma galhofa.

Alexandra Aguilar Revisora de Imprensa Portugal 10K

Sou revisora de uma revista de culinária e é normal aparecer nas receitas «coloque no forno por 20 minutos». Não deveria ser «durante 20 minutos»?

Obrigada!

Filipe Pato Portugal 4K

Deparei-me recentemente num dos jornais diários com o título que transcrevo textualmente: "Marcelo nega que incidente da saída da TVI serviu para preparar candidatura a Belém". O verbo da oração subordinada não tem que estar no conjuntivo?
Agradeço os vossos esclarecimentos.

Fátima Braga Portugal 7K

Deve dizer-se «Os manuais adoptados são passíveis de ser reutilizados» ou «Os manuais adoptados são passíveis de serem reutilizados»?

Cássia Cunha São Joaquim da Barra, Brasil 6K

Estou fazendo um trabalho sobre advérbios e surgiu uma dúvida. Qual a circunstância que a locução adverbial «com regularidade» apresenta?
Estou em dúvida se coloco de tempo ou de modo.
Obrigada por sempre me atenderem.

Patrícia Damasco Deniculi Brasil 3K

«Não há espaço para ele no carro».
Qual a função sintática de «para ele» na frase acima?

Paulo Oliveira Oeiras, Portugal 13K

Em 22-11-2001, JNH respondeu assim a «Qual a função sintática de bem-disposto em: Seu Zé acordou bem-disposto?»: Seu Zé acordou bem-disposto – É complemento circunstancial de modo da forma verbal acordou.

Por outro lado, em Hífen 2 diz-se que «Usa-se o hífen ... nos vocábulos em cuja formação entram os prefixos: ... bem – Antes de vogal e h, quando na pronúncia se ouve o ditongo ei: bem-amado.» Logo será bemdisposto, tal como maldisposto. Será?

Obrigado.