Olá, meu nome é Ariane Frenda, sou estudante de Letras. Gostaria de tirar uma dúvida que está me consumindo.
Não estou conseguindo chegar a nenhuma conclusão quanto à análise sintática desta oração: "As mudanças passaram desapercebidas pelas pessoas". Em princípio, achei que "desapercebidas" poderia ser um adjunto adverbial de modo. Pensei até no caso da "cerveja que desce redondo". Mas isso não é possível pois o termo está flexionado em gênero e número.
Então pensei na possibilidade do verbo "passaram" ter adquirido a característica de verbo de ligação e o termo "desapercebidas" ser um predicativo do sujeito.
Mas mesmo assim eu não me contento, pois ainda acho que desapercebidas não é uma característica de "as mudanças" e sim do modo como "as mudanças passaram".
Será que você pode me trazer uma resposta plausível para minha questão?
Muito obrigada.
Qual é a origem da palavra chocolate? Italiana, francesa, maia, suíça, nauatle ou tupi-guarani?...
Gostaria de saber como escrever datas quando no meio de um texto técnico, por exemplo: 03.09.04, ou 3.9.04, ou 03 de setembro de 2004, ou 3 de setembro de 2004. Disseram-me que o correto é escrever 3 de setembro de 2004 (mês por extenso, sem zero antes do três). Não creio que esta seja a forma correta.
O que quer dizer a palavra galhofa? Ouvi esta palavra no programa de Jô Soares.
Ele disse que todo ator tem que ter uma galhofa.
Sou revisora de uma revista de culinária e é normal aparecer nas receitas «coloque no forno por 20 minutos». Não deveria ser «durante 20 minutos»?
Obrigada!
Deparei-me recentemente num dos jornais diários com o título que transcrevo textualmente: "Marcelo nega que incidente da saída da TVI serviu para preparar candidatura a Belém". O verbo da oração subordinada não tem que estar no conjuntivo?
Agradeço os vossos esclarecimentos.
Deve dizer-se «Os manuais adoptados são passíveis de ser reutilizados» ou «Os manuais adoptados são passíveis de serem reutilizados»?
Estou fazendo um trabalho sobre advérbios e surgiu uma dúvida. Qual a circunstância que a locução adverbial «com regularidade» apresenta?
Estou em dúvida se coloco de tempo ou de modo.
Obrigada por sempre me atenderem.
«Não há espaço para ele no carro».
Qual a função sintática de «para ele» na frase acima?
Em 22-11-2001, JNH respondeu assim a «Qual a função sintática de bem-disposto em: Seu Zé acordou bem-disposto?»: Seu Zé acordou bem-disposto – É complemento circunstancial de modo da forma verbal acordou.
Por outro lado, em Hífen 2 diz-se que «Usa-se o hífen ... nos vocábulos em cuja formação entram os prefixos: ... bem – Antes de vogal e h, quando na pronúncia se ouve o ditongo ei: bem-amado.» Logo será bemdisposto, tal como maldisposto. Será?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações