DÚVIDAS

«As mudanças passaram despercebidas às pessoas»

Olá, meu nome é Ariane Frenda, sou estudante de Letras. Gostaria de tirar uma dúvida que está me consumindo.
Não estou conseguindo chegar a nenhuma conclusão quanto à análise sintática desta oração: "As mudanças passaram desapercebidas pelas pessoas". Em princípio, achei que "desapercebidas" poderia ser um adjunto adverbial de modo. Pensei até no caso da "cerveja que desce redondo". Mas isso não é possível pois o termo está flexionado em gênero e número.
Então pensei na possibilidade do verbo "passaram" ter adquirido a característica de verbo de ligação e o termo "desapercebidas" ser um predicativo do sujeito.
Mas mesmo assim eu não me contento, pois ainda acho que desapercebidas não é uma característica de "as mudanças" e sim do modo como "as mudanças passaram".
Será que você pode me trazer uma resposta plausível para minha questão?
Muito obrigada.

Resposta

Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer que é uma incorrecção frequente o emprego de desapercebido por despercebido. Desapercebido significa desprevenido, desacautelado, desprovido, desguarnecido, enquanto despercebido significa que se não notou, a que se não deu atenção ou importância, pelo que me parece que a consulente pretende utilizar a palavra “despercebido”: «As mudanças passaram despercebidas às pessoas.», ou seja, as pessoas não notaram as mudanças.
Agora, como se classifica o termo “despercebidas”? Trata-se do nome predicativo do sujeito. É um termo que completa o sentido do predicado (passaram) e caracteriza o sujeito (mudanças), concordando com este em género e número. O verbo “passar” não é um verbo de ligação, mas é um dos verbos significativos que se podem construir com predicativo do sujeito, formando o que alguns gramáticos designam de predicado verbo-nominal.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa