Em 22-11-2001, JNH respondeu assim a «Qual a função sintática de bem-disposto em: Seu Zé acordou bem-disposto?»: Seu Zé acordou bem-disposto – É complemento circunstancial de modo da forma verbal acordou.
Por outro lado, em Hífen 2 diz-se que «Usa-se o hífen ... nos vocábulos em cuja formação entram os prefixos: ... bem – Antes de vogal e h, quando na pronúncia se ouve o ditongo ei: bem-amado.» Logo será bemdisposto, tal como maldisposto. Será?
Obrigado.
Gostava que fizessem a análise sintáctica da frase: «... foi deliberada a inclusão, no programa de actividades, de um concerto pela comissão de finalistas.»
Gostaria de saber se existe a palavra abscondito e qual seu significado.
Gostaria de saber se é incorrecto classificar a palavra “dia” como substantivo comum, uniforme quanto ao género.
Qual o significado da palavra malthusianismo, que se vê a ser usada na imprensa escrita e parecendo-me associada a um sentido corporativo?
Gostaria de saber a forma correcta da 2.ª pessoa do singular e das 3.ªs pessoas, singular e plural, dos verbos terminados em -truir, como é o caso do verbo destruir.
Parece-me que o correcto será dizer «destruis», «destrui» e «destruem», mas é comum ouvir-se, e ver-se escrito, «destrói», «destróis» e «destroem».
Desde já agradeço.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações