Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Pedro Santos Coimbra, Portugal 22K

"Nos textos, é necessário verificar os erros que contêm."
Não é, esta frase, duplamente errónea?
Não deveria ser, entre outras possibilidades sintacticamente correctas:
"Nos textos, é necessário verificar-se que erros contêm", ou "Nos textos, é necessário verificarem-se os erros que contêm"?
Ou seja, não tem que se usar "verificar" reflexivamente, se não se lhe define um sujeito? (Por exemplo, "é necessário verificarmos" seria aceitável, ainda que não neste contexto)
E se se deseja que sejam verificados "erros", e não verificado algo colectivo ao seu respeito, não terá a forma do verbo "verificar" de estar no plural, para concordar? Ainda podemos juntar a isto a ligeira, mas possível, confusão que pode nascer de uma frase com "verificar" e "erros", simultaneamente: veja-se que pode dizer-se que, no texto, se verificam erros (porque os tem). Ora, se se verificam, porquê a necessidade de "os" verificar?
Obrigado.

Sónia Freitas Estudante Braga, Portugal 8K

Para a disciplina de Sintaxe, na Universidade do Minho, foi-me pedido que fizesse um trabalho sob o tema "O fenómeno da subcategorização/selecção".
Este trabalho subentende uma pesquisa aprofundada sobre o tema. A verdade é que ao colocar este tipo de expressões para efectuar uma busca “on-line”, todas as ocorrências possíveis relacionam-se com a informática e traduções computorizadas.
Gostaria que me ajudassem nesta pesquisa e me ilucidassem sobre o tema, talvez com algumas sugestões para pesquisa.
Obrigado!!!

Duarte Pedro Grilo Portugal 21K

Já está em linha uma resposta a esta pergunta, mas a nossa consultora dr.ª Regina Rocha resolveu também responder-lhe, visto que a conhecia «como uma brincadeira que se faz na aprendizagem da pontuação».

Ciberdúvidas

“Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a factura do alfaiate nada para os pobres”
Colocar pontuação de acordo com os interesses de cada elemento: irmã, sobrinho, alfaiate, pobres.
Obrigado.

Miguel Ângelo Fernandes Portugal 28K

Os Estatutos da Ordem profissional a que pertenço referem que o processo de inscrição se faz num determinado Conselho Regional em função do “domicílio profissional”.

Ora como o domicílio se refere exclusivamente ao local de residência parece querer significar que o factor determinante será a residência utilizada quando em trabalho (estariam excluídas as residências de férias por exemplo). Será assim?

Por outro lado não é menos verdade que o local de residência coincida com o de desenvolvimento da actividade profissional e por isso a referência poderia pretender significar a de endereço profissional. Será possível que “domicílio” tenha esse sentido?

Ramon Machado de Oliveira Funcionário público municipal Minas Gerais, Brasil 7K

Gostaria de saber o seguinte: quando os pais morrem, pode-se dizer que os filhos ficam órfãos. Quando um filho morre, qual é a situação dos pais?

Existe uma palavra que designe?

António Sequeira Ferraz Portugal 7K

Até cerca de 1960 era hábito dizer-se: "duas «tomadas» por dia" (tratando-se de medicamentos); posteriormente, começou-se a dizer: "duas «tomas» por dia".
A pergunta é: qual a frase correcta?
Ambas ou nenhuma?

Muito obrigado.

Maria João Tavares Portugal 4K

Gostava de saber o que significa adstringente. Após consulta ao dicionário, a resposta é um pouco diminuta; no entanto parece-me que é um termo que se pode adaptar a muitos temas, querendo significar inibir, controlar, desde que relacionado com o corpo humano. Estarei certa?

Gostava da vossa ajuda para esta dúvida.

Fernando Ferri Brasil 6K

Gostaria de saber porque na frase «Não o obedeci porque estava com a razão» o uso do pronome oblíquo está incorreto.

Sílvia Rebocho Portugal 7K

Gostaria de saber por que motivo muitos professores consideram incorrecto começar uma resposta por "Quem" (Por exemplo: Quem perguntou por mim? Quem perguntou por ti foi ela.).
Têm a mesma opinião? Está de facto incorrecto?

Gilson Ferreira Brasil 11K

Por favor preciso da etimologia/origem da palavra "parceria".