Embora oralmente ouçamos, por vezes, a palavra “prazeiroso” (não me lembro de a ter visto escrita), não a encontrei no dicionário quando quis tirar dúvidas entre um e outro vocábulo (nenhum vem no dicionário da Academia das Ciências de Lisboa).
Gostaria, se possível, saber o significado da palavra «inefável» e um seu sinónimo.
Mais uma dúvida que somente vocês podem resolver:
O certo é «carpir» um terreno cheio de mato; ou é «capir» um terreno cheio de mato?
As palavras «pontapé» e «maremoto» são formadas através de que processo de formação de palavras?
De acordo com a nova terminologia, como se classifica nenhum, no seguinte contexto: «Nenhum carro foi rebocado»? Tratar-se-á de um quantificador universal? No entanto, não inclui todos os elementos de um conjunto, pelo contrário, exclui-os.
Pode escrever-se «hexalingue» para designar qualquer coisa com seis línguas?
Gostaria de saber o significado da expressão «carta de prego», utilizada por Saramago em seu livro Intermitências da Morte.
Desde já agradeço a atenção.
Nos últimos meses, tenho assistido (principalmente na comunicação social escrita) à utilização frequente da palavra "stresse". Em resposta anterior neste "site", foi sugerida a utilização do estrangeirismo "stress" ou, em alternativa, de "estresse". Contudo, não encontrei qualquer referência a "stresse".
Agradeço os vossos contributos para a resolução desta dúvida.
Diz-se «mais conforto» ou «maior conforto»? O contexto é «fazer qualquer coisa com...».
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações