Continua a polémica sobre a classificação da 1.ª parte da oração coordenada.
Dois colegas envolveram-se nesta discussão:
O professor 1 classifica a frase:
«Chove ou faz sol?» – oração coordenada disjuntiva, porque considera que quando dizemos coordenada já estamos a falar de duas orações e não só de uma. Para ele não faz sentido, «é uma redundância», dizer: «Chove» – oração coordenada (que não existe, segundo ele); «ou faz sol» – oração coordenada disjuntiva.
O professor 2 considera que a 1.ª oração se chama sempre coordenada, e a segunda, coordenada – disjuntiva, adversativa ou copulativa, conforme a conjunção.
Esclareça-me, por favor.
Gostaria de saber a etimologia do neologismo "diciopédia " e a classificação da palavra quanto ao processo de formação.
Grata pela ajuda.
Qual a denominação mais correcta da moeda da Estónia? O Banco de Portugal utiliza «coroa estoniana», mas o adjectivo mais frequentemente utilizado para designar algo relativo à Estónia parece ser “estónia”/”o”?
Desde já agradeço este esclarecimento.
Com os melhores cumprimentos,
Poderiam passar as frases para a voz passiva sintética?
«Eu vendi meu carro hoje.»
«Ele elogiou o filme.»
«Todos vão ler a carta.»
Sou um espanhol estudante de gramática portuguesa. Morfe e morfema são a mesma coisa? Qual é a diferença?
Por outro lado tenho uma classificação de tipos de morfes: 1. Alomorfe, 2. Morfe “portmanteau” (?) 3. Vazio, 4. Zero. Pode ser esta classificação válida?
Parabéns pelo site.
Qual a forma correta: minicurso ou mini-curso? O corretor ortográfico dum editor de textos famoso traz a grafia mini-curso. Fiquei em dúvida.
Gostaria que me indicassem, por favor, a forma de construir este vocábulo: rehospitalizar ou reospitalizar? Verifiquei na vossa resposta sobre o termo Reencaminhar o seguinte: «Em casos em que deveria haver hífen, como “re-habitar”, foi decidido eliminar a letra h; em “ressurgir”, a opção foi dobrar o s para manter o valor de [s].» No entanto, a grafia de reospitalizar parece-me algo bizarra.
Agradeço desde já a vossa resposta.
Existe a palavra “melaria” para designar o local onde se transforma o mel?
Deve dizer-se «sala de aula» ou «sala de aulas»?
Como distinguir o tempo cronológico do tempo verbal?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações