Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Helena Antunes Leiria, Portugal 10K

Qual das seguintes expressões está correcta:
1– O sistema anti-vibrátil...
2– O sistema anti-vibratório...

A frase refere-se a um sistema que impede a vibração de máquinas, vibração esta que pode ser prejudicial para os trabalhadores (contexto de higiene e segurança).
Grata pela vossa atenção.

Fernando Bueno Brasil 16K

Veja-se a seguinte frase:
«Um ou outro aluno, um ou outro professor, não compareceu (compareceram) à solenidade.»
Como se faz a concordância verbal neste caso?
Obrigado.

Ana Pires Portugal 8K

Atendendo a que:
1. Os deícticos de tempo assinalam marcos de referência temporal que têm o sujeito que fala como eixo central de referência.
2. «Na madrugada do 25 de Abril, Salgueiro Maia saiu do quartel de Santarém.» – é referência não deíctica/objectiva.

Pergunta-se: imaginemos este contexto: alguém pergunta a um familiar de Salgueiro Maia, dias após o 25 de Abril:
– O que fizeste esta manhã? E [o] Salgueiro Maia? E ontem? E na madrugada de hoje, o que fizeram? E [finalmente] o que fez Salgueiro Maia na madrugada do 25 de Abril?
– Bem, «Na madrugada do 25 de Abril, Salgueiro Maia saiu do quartel de Santarém.»

Dúvida: não será isto uma referência deíctica/subjectiva, visto se tratar de um marco de referência temporal que tem o sujeito que fala, o tal familiar de Salgueiro Maia, como eixo central de referência?

Maria do Rosário Luís Portugal 13K

Muitos parabéns e muito obrigada pela ajuda preciosa que facultam a todos os que se interessam pela língua portuguesa. As minhas dúvidas dizem respeito à divisão e à classificação de frases, de acordo com a TLBS, no seguinte excerto da crónica de N. Crato de 26/1/06:

«Encontrei depois um amigo e conversámos um pouco. Lembrei-me de um dos segredos da Nokia: os transformadores têm todos a mesma saída, de forma que um carregador de um telemóvel serve em qualquer outro da mesma marca. É uma ideia positiva. Inovar nos carregadores de telemóvel de cada vez que sai um modelo novo é um hábito desagradável de outros fabricantes.»

Muito grata pela atenção dispensada.

Denise Vieira Portugal 4K

Durante a elaboração de um trabalho sobre o texto dramático surgiu-me uma dúvida... A palavra “dramatúrgicos” ou “dramatúrgicas” existe? Procurei em cerca de sete dicionários diferentes e em nenhum aparecia a palavra “dramatúrgico(a)”, apenas encontrei “dramatológico” e “dramaturgo”. Gostaria que pudessem esclarecer a minha dúvida, pois já ouvi várias vezes a palavra ser utilizada.
Obrigada.

Margarida Graça Professora Portugal 5K

Reitero o meu elevado apreço pelo vosso trabalho que considero um préstimo precioso a todos nós, consulentes.
Para além dos verbos modais e dos advérbios, que outros elementos gramaticais poderão contribuir para a modalização?
Muito obrigada.

João Afonso Estudante Portugal 5K

A minha dúvida penso que não diz respeito apenas à língua portuguesa.
Como é o plural de “doberman” em português?
Mesmo em inglês não tenho bem a certeza, pois já encontrei duas versões: "dobermans" e "dobermen". A primeira presumo que seja a correcta, pois aparece mais frequentemente.
A dúvida principal é como se deve tratar o plural de todas as terminações de palavras inglesas que acabam em 'man' (que foram adaptadas para o português).

Alda Rocha Revisora de Imprensa Lisboa, Portugal 7K

Escreve-se “Casamansa” ou “Casamança”?

Qual a grafia que deve adoptar-se em relação a este topónimo do Senegal?

Obrigada.

Anabela Martinho Chamusca, Portugal 13K

Gostava de saber se "contratempo", pela nova Terminologia, é uma palavra composta ou derivada. Pela "velha terminologia", seria uma palavra derivada por prefixação. Segundo a nova terminologia, sempre que um prefixo ou sufixo tem significação própria será uma palavra composta. Do meu ponto de vista, o prefixo "contra" tem um significado, daí a minha dúvida.Desde já agradeço a vossa disponibilidade,

Patrícia Cunha Portugal 6K

Sou mãe de um menino do 2.º ano de escolaridade. A professora dele ensinou que as perguntas começadas por «quem» tinham uma maneira especial de responder. Por exemplo «quem conhece o seu segredo?» é respondido: «o seu segredo é conhecido pelas crianças» e não se pode responder «quem conhece o seu segredo são as crianças». Isto é mesmo assim?