«Visita do compasso» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Visita do compasso»

Ao aproximar-se a Páscoa é muito frequente ouvir as populações referirem-se à «visita do compasso». Qual a origem desta expressão?

Antecipadamente, agradeço a vossa resposta.

José Cardoso Estudante Portugal 4K

Compasso, para além de outros significados, também quer dizer: visita pascal que o pároco (ou abade) faz aos seus paroquianos. A sua origem não é clara, pois tanto pode ser uma alusão ao compasso da visita, que é feita a compasso, «com ritmo certo, acertadamente» (cf. Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora) como pode evocar a paixão de Cristo, através de uma alteração fonética da palavra ‘compassio’, isto é, «compaixão», a qual também faz parte da vivência dramatizada da Semana Santa.

A. Tavares Louro/Carlos Rocha