DÚVIDAS

O plural de uma marca automóvel

Uma amiga minha estranhou um painel publicitário que dizia «Ganhe dois Jaguar». Segundo ela, o correcto seria «dois Jaguares». Para mim, como se trata de uma marca comercial, creio haver flexibilidade em se fazer a pluralização ou não. Neste caso até evidencia tratar-se de «dois carros de marca Jaguar» e não «dois jaguares», o animal da família dos felídeos. As respostas que encontrei relacionadas com plural de marcas comerciais não me satisfizeram.

Resolvi colocar a questão aos especialistas do Ciberdúvidas, que já tantas vezes me deram razão quando alguém me tentou impingir regras que desconhecia e não me faziam sentido, e com os quais tenho aprendido bastante.

Continuem com este excelente e verdadeiro serviço público que já há muito merecia apoio oficial. O que não falta é dinheiro público mal gasto neste país... mas o subsídio do Ciberdúvidas deve ter a melhor relação custo/benefício de tudo o que é gasto em cultura!

Com os melhores cumprimentos,

Resposta

Concordamos plenamente com a sua opinião de que «ganhe dois Jaguar» é uma forma inadequada.

É possível que o erro de concordância seja intencional. Os publicitários usam, frequentemente, este e outros processos para impressionarem o público.

Além disso, ficámos também com uma dúvida: quem promete dois automóveis de marca Jaguar admite atribuí-los à mesma pessoa?

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa