Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Mendes Callais Portugal 13K

Como se diz e escreve a pose de ginástica, pernas opostas em paralelo com o solo: “espargata” ou “esparregata”? Qual a origem?

Sérgio Sousa Estudante Lisboa, Portugal 12K

Na secção Pelourinho, João Alferes Gonçalves em 16/03/2006 escreveu: «Não é a “divisão entre”: é a divisão do perímetro pelo diâmetro», a propósito de um artigo no "Público" sobre o Dia Mundial do Pi. Porque é que está errado escrever «a divisão entre dois números»? Neste caso em concreto, a divisão diz respeito a uma operação matemática também conhecida como quociente.

Quociente entre dois números, ou divisão entre dois números, é uma expressão vulgar em matemática, entendendo-se que o primeiro dos dois números é o dividendo, e o segundo, o divisor. Esta expressão é, aliás, idêntica a outras, como diferença entre dois números e que diz respeito à operação subtracção. De uma maneira mais geral, fala-se de operações entre números, que é graficamente intuitivo porque, por exemplo, sendo × um operador geral entre dois números, a operação pode ser representada por a × b (× opera entre a e b). No caso concreto da divisão fica a / b, que ironicamente até parece representar uma divisão física entre os dois números. Penso que estas expressões são claras no contexto onde são mais usadas e não suscitam grandes dúvidas. Obviamente, «divisão do perímetro pelo diâmetro» é uma expressão perfeitamente compreensível, e talvez mais próxima da ideia «dividir um bolo entre várias pessoas».

Qual é a explicação para o erro apontado por João Alferes Gonçalves?

Obrigado.

Daniel Martins Portugal 6K

O que é o “rafting”? Digam-me o mais possível sobre isso...

Rebeca Benevenuto Brasil 19K

Gostaria de saber qual o plural do adjetivo puxa-saco, «ato de bajular e adular».
Atenciosamente,

José Silva Portugal 7K

No sítio onde resido existe um lugar chamado "Mertório", ou "Murtório". Não consigo encontrar nenhuma destas palavras em nenhum dicionário, pelo que questionava se alguma delas existe, e qual o seu significado.
Obrigado.

Cristina Martins Portugal 23K

Gostaria de conhecer a vossa opinião sobre a correcção das três construções frásicas abaixo indicadas:
1 – «Marcai em função das vossas disponibilidades.»
2 – «Marquem em função das vossas disponibilidades.»
3 – «Marquem em função das suas disponibilidades.»

Carlos Alberto Oliveira Professor São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil 7K

Qual o antônimo de «epônimo»?

Margarida Castro Engenheira Uberaba, Minas Gerais, Brasil 5K

Pode-se dizer «as classes popular e aristocrática» ou «as classes populares e aristocráticas»?
Ambas as frases estão corretas?

Virgílio Dias Portugal 4K

Das muitas e sábias respostas que o Ciberdúvidas dá, diariamente, surgirão, decerto, alguns discordantes.
Habitualmente, eu não me manifesto. Mas hoje... há duas respostas que ferem as minhas convicções gramaticais mais profundas.
Primeira:
«… gostei de muitos quadros.» – «de muitos quadros» é um complemento directo preposicionado. E essa seria a resposta que, a meu ver, deveria ter sido dada.
Complementos preposicionais há muitos, muito diferenciados – e metê-los todos num só saco é uma opção da TLEBS que ninguém deveria aceitar.
Penso, até, que a TLEBS está a ser erradamente aludida pelo Ciber como autoridade na análise gramatical. Não o é.

Segunda:
«... Clio, musa da História, adormeceu enfadada.»
Admite-se, na vossa resposta, que «enfadada» se possa interpretar como circunstância de modo e, nesse caso, como modificador verbal.
Não posso concordar. Não vejo como é que um adjectivo, feminino, possa ser modificador verbal. «Enfadada», nesta frase, é só um predicativo do sujeito.
É evidente que não sou senhor da verdade. Gosto, apenas, de estudar e... se for caso disso, de ser contrariado com argumentos que mais me prendam ao estudo.
Aceitem estes reparos como prova da imensa consideração que tenho pelo vosso trabalho.

Rui Ferreira Portugal 18K

Trabalho numa empresa de construção em que usamos regularmente a palavra «remate» quando falamos do acabamento de paredes e pavimentos. No entanto, com a entrada de um novo elemento na nossa equipa surgiu uma pequena discussão relativamente ao emprego desta palavra uma vez que ele usa a palavra «arremate» que alguns de nós entendem ser errada nesta circunstância. Qual a palavra correcta a empregar?