O significado de vílico
«Um antigo vílico do nobre conde fora quem destas mudanças o avisara», lê-se em "A Dama Pé de Cabra» de Alexandre Herculano – Antologia Inédita – Os Melhores Contos de Oitocentos" – Esfera do Caos Editores" – 1.ª edição, 2006. Qual o significado de «vílico»?
Sobre o verbo plotar
O verbo «plotar» existe? Em caso positivo, qual seu significado?
O significado de mesnada
Desejava saber qual o significado da expressão "mesnada". Desde já agradecida pela vossa atenção.
Acentuação do i, normas confusas
Assisto, com apreensão, a repetida acentuação com acento agudo do i nas seguintes situações: – “fluido” (substantivo) – vulgariza-se, inclusive em ambientes universitários, o uso de "fluído". Existirá, mas apenas como forma verbal. Julgo. – “proibido” – vulgariza-se, em todo o território nacional, nas "obrigatórias" placas de proibição de fumar – «Proíbido fumar», mas não só. Assusta porque está em todo o lado. E quase sempre mal. E com caracteres muito bem desenhados, o que até lhe acrescenta a "legitimidade da caligrafia".
Sobre a grafia de judaísmo, cristianismo, Islão
Gostaria de saber se existe alguma obrigatoriedade em grafar «judaísmo» e «cristianismo» com iniciais maiúsculas ou se, bem pelo contrário, é por fazê-lo por convivência textual com "Islão" (inicial maiúscula obrigatória) que incorro num erro. Obrigado.
Letra j (Lei n.º 5765 de 1971, Brasil)
Gostaria de saber se o pingo na consoante j caiu, e gostaria de saber como. Eu verifico a reforma 71 da nomenclatura da língua portuguesa.
Radicais simples
Como se classificam os radicais simples das seguintes palavras: «lâmpada», «bonito», «conversar», «lápis»?
Funções sintácticas à luz da TLEBS (Portugal)
Agradecia que me sugerissem, à luz da nova terminologia, a análise sintáctica da seguinte frase: «Amanhã a Rita e o Manuel estarão contentes no circo com o seu melhor amigo Hugo.» Obrigado pela atenção.
Sobre processos de construção lexical
Considerando as palavras «Nasa», «moto», «SR», «toilete», «OCDE», «papel», quais os processos de criação lexical que permitiram gerar cada uma das palavras?
Morfologia do presente do indicativo e presente do conjuntivo
Gostaria de saber como se descreve o processo fonólogico que ocorre na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo e do presente do conjuntivo.
