Por que José Saramago escreve “tribu” e “íman” em suas obras? Essas grafias são corretas em Portugal? A primeira principalmente me chama mais atenção, porque seria obrigado a pronunciá-la como oxítona, bem diferente da paroxítona “tribo”.
Estou em dúvidas na flexão do plural das palavras:
«mico-leão dourado»
«ararinha-azul»
Tenho dúvidas também nas seguintes flexões de semântica:
«Pesquisadores que (...) na defesa da ararinha-azul sabiam que (...) difícil impedir a extinção delas.»
Verbos a se flexionarem: «envolver-se» e «ser» + pronome «lhes»
Aguardo a resposta a essas duas dúvidas.
Obrigada desde já.
Como deveremos pedir aos alunos que classifiquem:
«rebanho»: nome comum colectivo ou nome colectivo?
«felicidade»: sendo um nome comum abstracto, deveremos sujeitá-lo à classificação de animado/não animado; humano/não humano; contável/não contável?
Com a nova terminologia surgem algumas dúvidas, nomeadamente nos vários tempos verbais: futuro imperfeito do indicativo? Futuro imperfeito do conjuntivo? Futuro perfeito composto? Tenho alguma urgência na resposta, por isso, se me pudessem responder prontamente, agradecia.
Gostava, se pudessem, que me esclarecessem esta dúvida que hoje me surgiu: o basco é uma língua com origem no latim ou no ibero?
No Plano de Estudos da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Universidade do Porto encontrei a disciplina designada por “Gastrotecnia”. Ao consultar o respectivo programa verifico uma certa semelhança com a culinária. Gostaria de saber qual é realmente a diferença.
Gostava de saber quais os sentidos possíveis da palavra «praxe», incluindo, se possível, a sua origem etimológica.
Apesar de me parecerem sinônimas, existe alguma diferença entre “pássaro” e “ave”? Muito obrigado pela atenção que me quiserem dispensar.
Em análises clínicas, gostaria de saber ao que corresponde: «gama glut.transferase-ggt (37c)».
Obrigada.
Gostaria de saber se a expressão conotativa «fiquei com uma pulga atrás da orelha» pode ter o sentido de «fiquei com dúvida», já que o significado mais apropriado para essa expressão é «fiquei intrigado».
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações