Gostaria de saber a etimologia das palavras «figura», «imagem» e «ilustração».
Atenciosamente,
Em uma lição da escola de meu filho requisitaram dois exemplos de palavras terminadas em "oua". Penso que este tritongo não existe. Pois um tritongo seria semivogal-vogal-semivogal.
Achei três exemplos na Internet do verbo «acontecer» numa oração negativa seguido da preposição «de» + infinito pessoal. É a regência do verbo que determina esta construção? Eis os exemplos:
1. «Quase não acontece de um estudante atravessar o corredor para pular na cama de uma colega.»
2. «Quanto ao seu último post, quase não acontece de eu saber o nome das pessoas e elas não saberem o meu.»
3. «... quase não acontece de eles fixarem seus interlocutores de frente.»
Há dias, ao pensar utilizar o termo «madrinha da pia», resolvi peregrinar pelos meus sacrossantos: Ciberdúvidas, Linguateca, os on-line Houaiss e Grande Dicionário Universal...
E qual não é o meu espanto, talvez mais decepção, ao não encontar em lado algum o título dado à piedosa senhora que, no meu baptizado, em terras da antiga Anégia, Penafiel, me transportou, ao colo, até à pia ba(p)tismal!
Não será por isso que eu deixarei de a referir nos meus escritos, mas...
Será que as «madrinhas da pia» terão passado apenas pela minha aldeia? (vila)... quem sabe se incorporadas numa das "arruadas" que por lá ainda se realizam, pela festa do Senhor dos Remédios?...
Grato, desde já, pela vossa prestimosa ajuda, com um abraço, do tamanho do nosso muito querido Ciberdúvidas, companhia diária de quem gosta de saber mais.
«A tempestade, como uma boa orquestra, afinava os seus instrumentos.»
Quantas orações tem esta frase?
Podemos usar a palavra “adequacidade”?
Cumprimentos.
Esclareça-me, por gentileza, o processo de derivação das palavras: «relembrar», «despolitizar» e «descarregar».
Grata.
A minha questão é saber qual das frases é a correcta:
a) «Desde a desagregação da ex-URSS...»"; ou
b) «Desde a desagregação da URSS...»
A frase a) de início pareceu-me errada, pois o que se desagregou foi a URSS, e não a ex-URSS. Mas também é verdade que agora já não existe. Será por isso necessário utilizar o "ex-"?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações