Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Bruno Costa Portugal 106K

Relativamente aos recentes ataques a dois portugueses na Irlanda do Norte. Deverei dizer alegadamente por motivações racistas ou por motivações xenófobas? Poderei utilizar ambas?

André Pinheiro Portugal 8K

Existe em Inglês "stereo", por exemplo em: "stereo headphones".
E em português qual é o termo? E como se escreve?
Obrigado.

Roberto Luiz Gomes Brasil 10K

É correto escrever «Vimos solicitar emprestado o...»?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Brasil 4K

A palavra “nacela” pronuncia-se "nacêla" ou "nacéla"?
O vocábulo “pegas”, o mesmo que “rábula”, pronuncia-se "pêgas" ou "pégas"?
O primeiro "e" de “alferes” pronuncia-se com timbre aberto, suponho. É isto mesmo?
“Almejo”, forma do verbo “almejar” relativa à primeira pessoa do singular do presente do indicativo, pronuncia-se "alméjo" ou "almêjo"?
O vocábulo “metro”, abreviatura de “metropolitano”, forma reduzida, por turno, de “caminho de ferro metropolitano”, que é o trem urbano e, em geral, subterrâneo, deve ser pronunciado "métro" ou "mêtro"? Esta indagação deve-lhes parecer absurda, mas lembrem, por favor, que no Brasil dizemos exclusivamente "metrô", que se pronuncia com as duas vogais fechadas, sendo o termo "metro" completamente desusado entre nós, daí o fato de eu, um brasileiro, não saber a sua pronúncia correta, coisa que qualquer português saberia.
Em resposta a um outro consulente, esse preciosíssimo sítio disse que a antiga arma medieval chamada besta deve ter o seu nome pronunciado "bésta". Porém não disse se o nome genérico de seu usuário, “besteiro”, deve ser pronunciado "bésteiro" ou "bêsteiro"? Então, poderia fazê-lo agora?
Muito obrigado.

Jorge Santos Professor Figueira da Foz, Portugal 36K

Um aluno colocou a seguinte questão: «..se temos três conjugações, “ar”, “er” e “ir”, então a que conjugação pertencem as palavras “pôr” e “compor”?»
O docente explicou que estas não pertencem a qualquer conjugação, mas que tal facto se deve à evolução da linguagem ao longo dos tempos desde as palavras originárias ‘ponere’ e ‘componere’ as quais sofreram mutação ao longo dos tempos.

Solicito, pois que me informem se respondi acertadamente ao aluno (pois informei-o de que iria procurar melhor para melhor o esclarecer). Caso o não tenha feito solicito que me esclareçam para melhor poder ensinar.

Beatriz Soto Godínez México 12K

Gostaria de saber o significado da expressão «lagarto, lagarto, lagarto», só sei que é uma expressão sobre as superstições. Há algum tempo estudo a língua portuguesa e gosto muito dela.

Muito obrigada.

Célio Sousa Investigador Nijmegen, Holanda 3K

Gostaria de saber se «reificação» (de «reificar», tratar coisas abstractas como se físicas se tratassem) é um termo correcto e usado na língua portuguesa com o mesmo significado?

Eliana Pereira de Carvalho Portugal 7K

A palavra «imprevisível» é formada pelo processo de derivação parassintética. O morfema 'ivel' é o mesmo que aparece em inconfundível, imperdível... Existe a palavra previsível e visível. Dessa forma, posso dizer que é parassíntese, já que não existe a palavra imprevis? Ou devo considerar que a palavra deriva de visão e, portanto, é der. prefixal e sufixal?

Luís Bensaja dei Schirò Professor universitário Lisboa, Portugal 3K

Estou a trabalhar num resumo biográfico de Mussolini, que nasceu na Romanha (Romagna). Não consigo descobrir como se chamam os naturais da Romanha. Inspirado em Bolonha/bolonhês, arriscar-me-ia a chamar-lhes romanhês/romanheses. Estarei certo? Poderia contar com a v/gentil ajuda?
Ficar-lhes-ia muito grato. Saúdo-vos com muita admiração e cordialidade.

Maria Ferreira Secretária Porto, Portugal 3K

Agradecia que me esclarecessem se as cidades de Matosinhos e Ermesinde já se escreveram com "Z". No caso de a resposta ser afirmativa, gostaria de saber quando e porque mudou.
Obrigada.