Sou estudante do curso de Direito, estou no 1.º semestre, tenho um seminário na disciplina de Português para apresentar sobre o tema «Coesão Textual» e encontro-me com terríveis dúvidas. Durante minha pesquisa sobre o assunto acima citado, encontrei diversos tipos de coesão, tais como:
Coesão referencial, que se divide em: substituição e reiteração.
Coesão recorrencial, divide-se em: paralelismo, paráfrase, recursos fonológicos e recorrência de termos.
Coesão sequncial, a qual apresenta: temporal e conecção, esta divide-se em: interfrástica, parafrástica e frástica.
Gostaria de saber se estou no caminho certo na minha pesquisa. Se estou acertando, por favor, avisem-me; se estou errando, onde esta meu erro?
Estou com problemas em conceituar essas coesões, gostaria da ajuda de vocês.
Antecipadamente obrigada pela atenção.
Qual a origem do uso da expressão «de tal», quando se desconhece o sobrenome da pessoa?
Observe-se a frase: «A nossa casa está velha e vão ter de a destruir.» Gostaria de saber se o «a» nesta frase é pronome demonstrativo ou pessoal. Gostaria também que me explicassem.
Agradeço esclarecimento de qual a frase mais correcta: «Gestão da organização do evento» ou «Gestão e organização do evento»? Muito obrigado.
Qual o significado de "semel"?
Desejava saber o significado da expressão "Guai" constante do conto "A Dama Pé de Cabra" de Alexandre Herculano.
Quando é utilizado o grau comparativo do adjectivo, a comparação é uma «figura de estilo»? Obrigado.
Desejo que me ilucidem do significado correcto e da origem de «fu», que muitas vezes vejo repetida em peças de Gil Vicente.
Antes de mais, gostaria de os felicitar pelo óptimo trabalho. Recorro com imensa frequência a esta página quando tenho dúvidas relativamente a alguma palavra ou construção de frases e tenho sempre sido esclarecida com as respostas anteriormente dadas. No entanto neste caso não encontrei nenhuma que me respondesse à questão.
O dicionário da Língua Portuguesa indica «açoriano» como a forma correcta e não “açoreano”, e percebi a sua razão de ser devido ao glossário presente nesta página. Mas como existe nos Açores uma farmácia antiga chamada «Farmácia Açoreana» e existe também a conhecida «Açoreana Seguros», questionei-me se antigamente «açoriano» se escreveria com um «e». Gostaria de saber se será possível «açoriano» (bem como «cabo-verdiano», no exemplo dado no glossário) ter sido alguma vez escrito com um «e», ou se foi apenas um erro ortográfico.
Desde já muito obrigada e continuação de bom trabalho.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações