DÚVIDAS

Escrever uma pequena redacção
Como escrever uma pequena redacção? Sou professora de 1.º ciclo e tenho vindo a sentir alguma dificuldade em explicar como se escreve uma pequena redacção ou composição a alunos de 2.º ano de escolaridade (1.º ciclo). A questão é que eles repetem muitas vezes o «e depois», «e depois», não põem pontos finais, vírgulas e é complicado explicar-lhes quando o devem fazer. Tenho procurado em livros e não tenho encontrado nada que me oriente nesta aprendizagem. Faço composições colectivas com eles, mas noto que não chega. Portanto se me puderem ajudar, dando-me dicas ou regras para a construção de um texto simples, de uma história simples, agradecia imenso. Obrigada.
Interpretação de ou
Em circular enviada pelo Júri Nacional de Exames para as Escolas, consta: «Devem ser designados obrigatoriamente como professores classificadores/relatores todos os professores que leccionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 9.º ano, no presente ano lectivo, ou que as tenham leccionado num dos anos lectivos transactos.» Duas interpretações que têm causado grandes divergências: 1 – um grupo de «todos os professores que leccionam no presente ano lectivo»; outro grupo de «todos os professores que tenham leccionado num dos últimos três anos» – um grupo exclui o outro. 2 – todos os professores, englobando numa única lista «os que leccionam no presente ano lectivo» bem como «os que tenham leccionado num dos três anos lectivos». Qual das interpretações está correcta?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa