A origem da palavra gralha
Será que me podem informar qual a origem da utilização do termo "gralha" para indicar lapso de escrita? Obrigada.
Sujeito expletivo em «ele há...»
A expressão «Ele há...» está sintacticamente correcta? Surge, por exemplo, em duas músicas dos Xutos & Pontapés: «Ele há coisas a acabar e tantas a começar», «Ele há um sítio entre a estrada e o mar...»
O antónimo de inteligente
Qual o antónimo de inteligente?
Grupúsculo
Existe, em português, a palavra «grupúsculo»?
Sobre a palavra intimista
Qual o significado da palavra intimista?
O uso de folhas em Administração (Brasil)
Gostaria de saber qual a forma correta para citação de determinada página, ou folha, de um documento e, também, como se coloca o "verso". Exemplo: o documento "à fl.2/v.", ou "à fl.2/verso", ou "de fl.2"? E, quando for mais de uma página, "a fls. 33/34" ou "às fls 33/34"?
Muito obrigada pela atenção.
Escrever uma pequena redacção
Como escrever uma pequena redacção? Sou professora de 1.º ciclo e tenho vindo a sentir alguma dificuldade em explicar como se escreve uma pequena redacção ou composição a alunos de 2.º ano de escolaridade (1.º ciclo). A questão é que eles repetem muitas vezes o «e depois», «e depois», não põem pontos finais, vírgulas e é complicado explicar-lhes quando o devem fazer. Tenho procurado em livros e não tenho encontrado nada que me oriente nesta aprendizagem. Faço composições colectivas com eles, mas noto que não chega. Portanto se me puderem ajudar, dando-me dicas ou regras para a construção de um texto simples, de uma história simples, agradecia imenso. Obrigada.
A próclise do pronome átono, novamente
Agradecia que me esclarecessem como devo provar a um cliente que a correcção que pretende que eu faça numa frase está incorrecta: «Todos sentem-se...» Muito obrigada.
Uso de g e j antes de e e i
Gostaria de saber se existe uma regra que se possa ensinar ao nível do primeiro ciclo, para a utilização de g ou j em palavras como «original» (orijinal)?
Interpretação de ou
Em circular enviada pelo Júri Nacional de Exames para as Escolas, consta: «Devem ser designados obrigatoriamente como professores classificadores/relatores todos os professores que leccionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 9.º ano, no presente ano lectivo, ou que as tenham leccionado num dos anos lectivos transactos.» Duas interpretações que têm causado grandes divergências: 1 – um grupo de «todos os professores que leccionam no presente ano lectivo»; outro grupo de «todos os professores que tenham leccionado num dos últimos três anos» – um grupo exclui o outro. 2 – todos os professores, englobando numa única lista «os que leccionam no presente ano lectivo» bem como «os que tenham leccionado num dos três anos lectivos». Qual das interpretações está correcta?
