Já vi regularmente esta frase nas ementas: «sangria tinta», assim como «sangria tinto». Qual será a forma correcta de escrever?
Para contribuir com a riqueza do Ciberdúvidas, escrevo que no Brasil além de «pneu sobressalente» se diz (creio que com mais frequência que este) «estepe».
Gostava de saber se a utilização da preposição «para» juntamente com o verbo «remeter» é incorrecta.
Obrigada.
Existe forma feminina para a palavra “preposto”? Usa-se artigo “a” para a forma feminina?
Qual é o nome em português do mamífero carnívoro ‘Mustela’: “vison”, “visom” ou “visão” com til de nasalidade?
Gostaria de saber a grafia correcta da palavra «pegadas» no sentido de rasto deixado por pés. Vejo em toda a parte esta palavra escrita como acima, ou seja, sem acento no «e». Então porque se lê de forma diferente da forma verbal do verbo «pegar», ou seja, com o «e» aberto? Desde já obrigada pela vossa ajuda.
Predicacão nominal, verbal, verbo-nominal?
«Ela anda nas nuvens com sua proomoção na empresa.»
«Ela anda preocupada com a situacão de sua família.»
«Todos da classe a consideram muito confiável.»
O verbo «boicotear», em troca de «boicotar», é correcto em português?
Gostaria de saber ao certo o que se entende por um marcador de discurso.
«Agora» pode ser considerado um marcador?
“Transfega” ou “trasfega”? Qual das formas é a correcta?
Embora no dicionário da Priberam venha a forma “trasfega”, na totalidade dos documentos técnicos que consultei, a forma utilizada era a de “transfega”.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações