Pronúncia de Area (comércio)
Qual a pronúncia de "AREA" (sem acento no "a"), nome de uma loja de design? Continuo a insistir que não se pode ler como exdrúxula, com "a" aberto, precisamente pela falta do acento, mas gostaria de ouvir a vossa opinião e fundamentação.
Pronome se – reflexo ou recíproco
Na frase «Daqui a quantos dias se voltarão a encontrar novamente os três?», o pronome «se» está bem colocado? A dúvida é se estamos perante um pronome reflexo e, sendo assim, acho que o pronome deveria estar junto ao infinitivo («voltarão a encontrar-se»); caso seja recíproco, não sei, tenho dúvidas. Ainda há a questão de o verbo auxiliar estar no futuro! Agradecia que me esclarecessem.
Sobre a formação do feminino
Pretendia saber se em todas as línguas românicas o género feminino se forma a partir do masculino.
Elementos textuais numa ficha de leitura
Na elaboração de uma ficha de leitura, o que se entende por elementos textuais?
Vagomestre
O responsável pela alimentação num quartel militar, normalmente um elemento da classe de sargentos (furriel ou outro), é um “vaguemestre” ou “vague-mestre”?
Angorá
Qual a forma correcta da seguinte palavra: “angorá” ou “angorã”?
Metacarpos ou metacárpicos?
Qual é a forma correcta, “metacarpos” ou “metacárpicos”? Exemplo: «sobreposição das bases do 3.º ao 5.º metacarpos» ou «sobreposição das bases do 3.º ao 5.º metacárpicos»?
Os significados de réprobo
Confesso que sou um grande admirador vosso, pelo trabalho tão proveitoso que iniciastes e tendes mantido. Com efeito, sempre que a oportunidade surge, tenho-o recomendado vivamente. Agora colocarei a dúvida que me trouxe, uma vez mais, até vós: Tenho encontrado amiúde o emprego do vocábulo “réprobo”, pelo que solicito o favor de me esclarecerem sobre o(s) seu(s) significado(s). Muito obrigado.
Isotopia
Gostava que me pudessem explicar o que é isotopia! Obrigada pela atenção.
Pontuação com «no entanto»
Qual é a pontuação correcta antes de «no entanto»? Coloco esta questão porque, frequentemente, leio frases em que, antes de «no entanto», os seus autores utilizam a vírgula; pessoalmente, parece-me que o ponto e vírgula é a pontuação mais correcta, mas tenho essa dúvida.
