Algumas gramáticas consideram palavras como "António" graves porque terminam em ditongo crescente. Gostava de saber se a palavra "superfície" também pode ser enquadrada nessa categoria.
Está generalizado o uso da abreviatura ‘ para minuto, unidade de tempo. Mas estará correcta? Tenho ideia que não, que deve ser "m.", reservando-se o ‘, para minuto, mas de arco de ângulo. Será assim?
Gostaria de saber se se pode dizer em português de Portugal «distúrbios correlatos da comunicação»; «perfil psicoeducacional revisado» e, por último, «mulheres gestantes». Obrigado.
Os nomes colectivos na nova gramática podem ser classificados como concretos?
Em Mira Mateus [et aliae, Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho, 2003], a palavra composta luso-brasileiro é considerada dentro dos compostos morfológicos com uma estrutura de coordenação, enquanto surdo-mudo já é classificado dentro dos compostos morfossintácticos com um estrutura de conjunção. Não percebo a diferença até porque surdo e mudo tanto podem ser adjectivos como nomes. Será que me podem clarificar estas classificações?
Qual o significado e ortografia de palavra “carmoiço”? Este termo é usado na linguagem verbal da região de Matança – Fornos de Algodres (Beira Alta); dizem que se refere a um pequeno monte de pedras. Será que é assim que se escreve? Agradeço a vossa resposta.
Serve a presente para colocar uma questão e chamar a atenção para algumas incorrecções que tenho visto no vosso site.
Em primeiro lugar, fiquei espantada com algumas respostas vossas que li, segundo as quais as palavras 'desfazer' e 'ilegal', por exemplo, eram classificadas como palavras derivadas por prefixação, quando, de acordo com o que li na TLEBS, são palavras modificadas por prefixação. Se estou errada, gostaria que me esclarecessem.
Em segundo lugar, quero dizer que tenho lido muita informação relativamente à formação de palavras e cada vez me sinto mais confusa, sem saber o que hei-de ensinar aos meus alunos do secundário. Eu própria ainda não consegui perceber se se continua a utilizar as designações 'justaposição' e 'aglutinação' porque não vejo essas designações na TLEBS mas vejo-as nalgumas gramáticas que supostamente já integram a TLEBS e nalgumas respostas vossas. Se percebi bem a TLEBS, as palavras consideradas justapostas agora são compostos morfossintácticos coordenados, subordinados ou com estrutura de reanálise; as palavras compostas por aglutinação agora deverão ser classificadas apenas como compostos morfossintácticos. Estarei certa?
Obrigada.
«Por motivo de saúde»; «Por motivo de doença». Qual destas duas expressões está correcta? Será que ambas estão correctas? Desde já os meus agradecimentos.
Como referiram na resposta que já deram a propósito deste assunto, de facto no 1.º ciclo do ensino básico [Portugal] fala-se nesse assunto e desta forma. Continua a figurar como conceito a ser introduzido mas continuo com a dúvida se estarei a ensinar algo errado ou se é uma forma simples de os alunos entenderem algo que não conseguem ainda abarcar.
Muito em breve tenho este assunto para tratar e gostaria de o fazer com o máximo de correcção científica.
Desde já agradeço a ajuda.
«Anteontem, entre 70 000 e 100 000 pessoas vieram a Lisboa para um "protesto geral" contra o Governo.» Nesta frase de Pulido Valente no “Público” de hoje, parece que a função de sujeito é desempenhada por um sintagma preposicional («entre 70 000 e 100 000 pessoas»). Sendo a construção obviamente gramatical e, curiosamente, tendo equivalentes directos noutras línguas, mereceria atenção, já que, tanto quanto sei, as gramáticas costumam indicar apenas a possibilidade de o sujeito ser um sintagma nominal (ou, no máximo, também um adverbial). Que diz o Ciberdúvidas?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações