Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Natércia Rodrigues Portugal 8K

Algumas gramáticas consideram palavras como "António" graves porque terminam em ditongo crescente. Gostava de saber se a palavra "superfície" também pode ser enquadrada nessa categoria.

José Azevedo e Menezes Portugal 49K

Está generalizado o uso da abreviatura para minuto, unidade de tempo. Mas estará correcta? Tenho ideia que não, que deve ser "m.", reservando-se o , para minuto, mas de arco de ângulo. Será assim?

Nuno Moura Sociólogo Porto, Portugal 2K

Gostaria de saber se se pode dizer em português de Portugal «distúrbios correlatos da comunicação»; «perfil psicoeducacional revisado» e, por último, «mulheres gestantes». Obrigado.

Fernanda Vicente Portugal 6K

Os nomes colectivos na nova gramática podem ser classificados como concretos?

Manuela Cunha Professora Porto, Portugal 60K

Em Mira Mateus [et aliae, Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho, 2003], a palavra composta luso-brasileiro é considerada dentro dos compostos morfológicos com uma estrutura de coordenação, enquanto surdo-mudo já é classificado dentro dos compostos morfossintácticos com um estrutura de conjunção. Não percebo a diferença até porque surdo e mudo tanto podem ser adjectivos como nomes. Será que me podem clarificar estas classificações?

Manuel Lopes Pinto Portugal 5K

Qual o significado e ortografia de palavra “carmoiço”? Este termo é usado na linguagem verbal da região de Matança – Fornos de Algodres (Beira Alta); dizem que se refere a um pequeno monte de pedras. Será que é assim que se escreve? Agradeço a vossa resposta.

Ana Silva Professora Coimbra, Portugal 11K

Serve a presente para colocar uma questão e chamar a atenção para algumas incorrecções que tenho visto no vosso site.
Em primeiro lugar, fiquei espantada com algumas respostas vossas que li, segundo as quais as palavras 'desfazer' e 'ilegal', por exemplo, eram classificadas como palavras derivadas por prefixação, quando, de acordo com o que li na TLEBS, são palavras modificadas por prefixação. Se estou errada, gostaria que me esclarecessem.
Em segundo lugar, quero dizer que tenho lido muita informação relativamente à formação de palavras e cada vez me sinto mais confusa, sem saber o que hei-de ensinar aos meus alunos do secundário. Eu própria ainda não consegui perceber se se continua a utilizar as designações 'justaposição' e 'aglutinação' porque não vejo essas designações na TLEBS mas vejo-as nalgumas gramáticas que supostamente já integram a TLEBS e nalgumas respostas vossas. Se percebi bem a TLEBS, as palavras consideradas justapostas agora são compostos morfossintácticos coordenados, subordinados ou com estrutura de reanálise; as palavras compostas por aglutinação agora deverão ser classificadas apenas como compostos morfossintácticos. Estarei certa?
Obrigada.

Jorge Lima Portugal 54K

«Por motivo de saúde»; «Por motivo de doença». Qual destas duas expressões está correcta? Será que ambas estão correctas? Desde já os meus agradecimentos.

Graça Sousa Prof. 1.º Portugal 6K

Como referiram na resposta que já deram a propósito deste assunto, de facto no 1.º ciclo do ensino básico [Portugal] fala-se nesse assunto e desta forma. Continua a figurar como conceito a ser introduzido mas continuo com a dúvida se estarei a ensinar algo errado ou se é uma forma simples de os alunos entenderem algo que não conseguem ainda abarcar.

Muito em breve tenho este assunto para tratar e gostaria de o fazer com o máximo de correcção científica.

Desde já agradeço a ajuda.

Pedro Múrias Portugal 7K

«Anteontem, entre 70 000 e 100 000 pessoas vieram a Lisboa para um "protesto geral" contra o Governo.» Nesta frase de Pulido Valente no “Público” de hoje, parece que a função de sujeito é desempenhada por um sintagma preposicional («entre 70 000 e 100 000 pessoas»). Sendo a construção obviamente gramatical e, curiosamente, tendo equivalentes directos noutras línguas, mereceria atenção, já que, tanto quanto sei, as gramáticas costumam indicar apenas a possibilidade de o sujeito ser um sintagma nominal (ou, no máximo, também um adverbial). Que diz o Ciberdúvidas?