Infinitivo impessoal, forma nominal do verbo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Infinitivo impessoal, forma nominal do verbo
Tenho uma dúvida relativamente à identificação das formas nominais nas frases que a seguir apresento: a) Para ensinar, é preciso aprender. b) Viver não custa; o que custa é saber viver. Na primeira frase, não tenho dúvida que "aprender" é forma nominal, assim como "viver", na segunda frase. Mas "ensinar", na primeira, é forma nominal? E na alínea b), "saber viver"? Muito obrigada.
Dora Abreu Professora São Miguel – Açores, Portugal 1K
Na antiga Nomenclatura Gramatical Portuguesa, o infinitivo impessoal é uma forma nominal do verbo. Deste modo, todas as ocorrências verbais no infinitivo impessoal (ensinar, aprender, viver, saber) são formas nominais dos respectivos verbos.
Carlos Rocha