DÚVIDAS

Toxi-infeção e toxinfeção

Mais uma vez, recorro aos vossos bons ofícios para esclarecimento de uma dúvida. Tenho ideia de já ter lido em jornais (e talvez mesmo, não tenho a certeza, em publicações de carácter científico) a expressão "toxinfecção alimentar". Só hoje, por causa de uma dúvida colocada por uma colega, verifiquei que a palavra "toxinfecção" não se encontra nos diconários (pelo menos naqueles que consultei, quase todos da Porto Editora). Só no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, coordenado por José Pedro Machado, edição de 1981 dos Amigos do Livro, encontrei a palavra "toxi-infecção". A minha dúvida é, pois, a seguinte: “toxinfecção” está errado? “Toxi-infecção” é a única forma correcta de nos referirmos aos estados patológicos provocados por toxinas segregadas por agentes infecciosos? Agradeço antecipadamente os vossos esclarecimentos.

Resposta

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa [s. v. tox(i/o)-] consigna as formas toxiinfecção e toxinfecção. É verdade, contudo, que José Pedro Machado, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, regista toxi-infecção. Uma vez que tox(i/o)- pode ter também a forma tox- antes de vogal (toxalbumina; cf. Dicionário Houaiss), não vejo que a forma toxinfecção esteja incorrecta.

 

N. E. (11/10/2020) –  Em Portugal, passou a escrever-se infeção, só com um ç, conforme prevê a Base IV, 1, c), do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa