«Estar conforme»
Como é que se deve escrever ou dizer: «Está conforme os dados ministrados no conselho de turma» ou «está conforme aos dados ministrados em conselho de turma»?
Obrigado pela atenção.
Metonímia vs. sinédoque
Qual a diferença entre a metonímia e a sinédoque? Não entendi a diferença...
A tradução e a origem da expressão francesa «Maudit soit qui mal y pense»
"Maudit soit qui mal y pense!" Qual o significado desta expressão francesa?
Tertúlia
Gostaria de saber a origem, raiz de tertulia.
Exponencial e exponenciar
Em primeiro lugar queria deixar o meu agradecimento e os parabéns pelos 10 anos do Ciberdúvidas.
Há dias li num relatório interno da empresa onde trabalho, algo do género:
«Com esta ideia iremos exponenciar a proposta criativa noutros meios.»
Existe o verbo exponenciar? No dicionário não encontrei, nem tão-pouco conhecia, só mesmo o adjectivo exponencial. Falando com a pessoa que elaborou o dito relatório, explicou-me que queria dizer «potenciar».
Agradeço o vosso esclarecimento, pois não encontrei mais argumentos para além de que não conhecia a palavra/verbo.
Plural de mapa síntese
Tenho uma dúvida relativamente ao plural de mapa síntese, que penso que é mapas síntese, mas preciso de uma confirmação por especialistas na matéria. Podem ajudar-me? Obrigada.
Gerúndio perfeito
Onde se coloca o sujeito em orações com o gerúndio perfeito? Pode ficar entre, antes ou depois das formas verbais? Obedece a alguma regra?
Simultaneidade e resultado em formas verbais
Por favor, ajude-me a fazer este exercício:
«Leia este trecho do poema:
O velho adormecido na cadeira imprópria O jornal rasgado O cão farejando A barata andando O bolo cheirando O vento soprando E o relógio inerte.
a) Que recurso gramatical o poeta emprega para sugerir que as cenas descritas acontecem no mesmo momento em que ele observa?
b) Transcreva a forma nominal que apresenta o resultado final de um fato verbal. Classifique-as.»
A sintaxe de preocupado
Porque é que está errado dizermos «O João, preocupado que ele voltasse a casa mais cedo, saiu»? É uma dúvida que me suscita bastante interesse.
Acentuação de epitopo
Epítopo ou epitopo é um termo científico relativamente recente, que designa as partes de cada proteína que funcionam como antigénio. A composição faz sentido, «lugar à superfície», se não me engano.
A minha dúvida é sobre saber se a palavra deve ser esdrúxula (como epílogo, epítome ou epíteto) ou grave (como epiderme ou epitélio).
