Devido ao feriado religioso de 1 de Novembro, em Portugal, só voltamos com nova actualização na quinta-feira, dia 2 de Novembro.
Deverá dizer-se, a propósito da nova TLEBS, “Que alterações é que vão haver?” ou “Que alterações é que vai haver?” E porquê?
Como escrever: “regueixo”, “regueicho”, “rigueixo” ou “rigueixo”? A palavra em causa indicava, nas zonas rurais, pequenos caminhos situados entre terras de cultura e para os quais a água escorria, quando em excesso e transformava-os em pequenos riachos. Ouvia-se em tempos passados, indiscriminadamente, "regueixo" e "rigueixo" e agora ao tentar aproveitar esses termos para a toponímia local surge a dúvida de como escrever. Será possível uma ajuda?
Por favor agradeço que me informem o nome em português para Physalis (fruta tropical).
Parece haver um nome idêntico para uma espécie de alforreca.
Muito obrigada.
A propósito dos protótipos textuais, deparei-me com uma dúvida: como se forma o plural de «texto injuntivo-instrucional» ou de «texto expositivo-explicativo»? Só o segundo toma a forma de plural? São compostos morfossintácticos coordenados?
Agradeço, antecipadamente, a vossa atenção e colaboração e deixo aqui os votos de uma longa vida para o Ciberdúvidas!
Gostaria de saber qual a ortografia correcta (ou ortografias correctas) do topónimo “Évoramonte”. Será este que atrás escrevi ou “Evoramonte”, “Évora-monte”, “ÉvoraMonte” ou ainda “Évora-Monte”? Obrigado.
Gostaria de saber se o nome “Valdelícia” tem etimologia. Obrigada.
Após sugestão de um maestro para nomear um conjunto de músicos reunidos para um espectáculo, surgiu a palavra “camerata” que ele indicou como um substantivo colectivo. Após uma pesquisa na Internet, apercebi-me de que esse vocábulo é sobretudo usado no Brasil, não parecendo haver uso ou correspondência em português-padrão. Poder-se-á então utilizar o termo "camerata" para designar um conjunto de músicos que se juntaram para um trabalho específico? Se não, qual o termo a utilizar?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações