Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Filipe Matias Médico dentista Lisboa, Portugal 6K

Já recorri muitas vezes ao vosso maravilhoso “site”, no entanto desta vez surgiu-me uma dúvida que parece não estar listada. Assim sendo, há diferença entre o prescrever do médico, prescrever um medicamento, e o prescrever do processo judicial que prescreveu...? Deve haver, penso eu, se não há como é possível a mesma palavra ter sentidos tão diferentes?

Abel Pereira Reformado Setúbal, Portugal 4K

Gostava que me explicassem qual é o sujeito da oração «se deixar submergir», constante no texto que a seguir se transcreve. «Se a concretização dos sonhos ancestrais consiste na possibilidade de voar, de ver e ouvir o que é longínquo e afastado, de se deixar submergir pelo milagre do sono quando se está doente (...).»

Joaquim Ferrinho Marinha Grande, Portugal 4K

Gostaria que esclarecessem o que significa a seguinte expressão: «Põe a massa cinzenta a trabalhar.»

Carla Sousa Portugal 18K

A palavra noitezinha existe?

Obrigada.

Eduardo Cordeiro Leiria, Portugal 6K

Qual o significado de securitização? Não encontro em nenhum dicionário.

Wellington Silva Pinto Brasil 13K

Gostaria de saber se a regência do verbo assistir no sentido de «ver» é sempre verbo transitivo indireto. Ou existe algum caso em que o referido verbo nesse mesmo sentido admite objeto direto, classificando-se como verbo transitivo direto?
Obrigado!

Aida Grades Portugal 10K

A língua portuguesa é muito traiçoeira...
Diz-se “tiborna” ou “tibornia”?
Sempre ouvi falar em “tibornas” (petisco dos lagares de azeite). Agora na TV fala-se em “tibornia”. Pode-se dizer das duas maneiras?
Obrigada pelo esclarecimento.

Ricardo Serra Portugal 14K

Qual a origem da expressão «isso são outros quinhentos»?

Eunice Silva Professora de Português E. U. A. 18K

Gostaria de começar por felicitar todos aqueles que, neste sítio da Internet, têm dado o seu valioso contributo para ajudar os falantes da Língua Portuguesa a falar e a escrever melhor, sem tantos erros. Dito isto, a minha questão é a seguinte: a palavra "Triuno", em "Deus Triuno" deve escrever-se "Triuno" ou "Triúno"? Já consultei várias gramáticas e prontuários e não encontro nenhuma regra de acentuação que me permita escrever "Triúno". Por isso, peço a vossa ajuda. Muito obrigada.

Duarte Nuno Arte-finalista Lisboa, Portugal 4K

“Anorak” ou “anoraque”? Qual destas duas palavras está correcta ou, caso as duas estejam correctas, qual mais se utiliza?
Obrigado.