Gostava de saber a origem etimológica das palavras marceneiro e marcenaria.
É correta a expressão «contingente de indivíduos»? Será que há tautologia nesta expressão?
Como se analisa sintacticamente a frase «Ele rendeu-se aos manifestantes»?
Grata pela atenção dispensada.
“Averbar” e “averbação” – e seu emprego. Ao pesquisar em glossários de Comércio Exterior, por exemplo, não se encontra nada muito preciso sobre a utilização seja do verbo, seja do substantivo. Apelo, portanto, ao Ciberdúvidas e agradeço, antecipadamente, o apoio.
Gostaria de saber a diferença entre os significados de:
doação;
subsídio;
legado.
Obrigado.
A expressão trintídeo é correta para representar o lapso de trinta dias?
Na frase «Deve ser algum lenhador como eu» (de “O Cavaleiro da Dinamarca”), «como eu» que função sintáctica exerce?
Já recorri muitas vezes ao vosso maravilhoso “site”, no entanto desta vez surgiu-me uma dúvida que parece não estar listada. Assim sendo, há diferença entre o prescrever do médico, prescrever um medicamento, e o prescrever do processo judicial que prescreveu...? Deve haver, penso eu, se não há como é possível a mesma palavra ter sentidos tão diferentes?
Gostava que me explicassem qual é o sujeito da oração «se deixar submergir», constante no texto que a seguir se transcreve. «Se a concretização dos sonhos ancestrais consiste na possibilidade de voar, de ver e ouvir o que é longínquo e afastado, de se deixar submergir pelo milagre do sono quando se está doente (...).»
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações