Macrologia
Agradecia a vossa ajuda na seguinte questão. A palavra macrologia apenas tem a acepção que encontramos no site da Priberam — «do Gr. makrología, prolixidade, s. f., prolixidade, difusão de palavras ou de estilo» —, ou também pode ser usada para significar o conhecimento de tudo quanto pertence a um âmbito macroscópico de entendimento?
Obrigado.
Sobre a palavra medricas
Medricas pode ser considerado adjetivo?
O verbo passar
Gostaria de saber se o verbo passar, na oração «Passavam cestas para o Largo do Arouche», é intransitivo, ou transitivo direto?
Agradeço pela atenção.
Ainda o verbo premiar
Agradeço a resposta enviada a mim, mas tomo a liberdade de discordar da referência do verbo premiar, conforme aparece em vossa resposta «premeio, premeias...», que, segundo consta em gramática da língua portuguesa (por exemplo, Nossa Gramática, de Luiz Antonio Sacconi e em outras), só abrigam cinco verbos com esse tipo de conjugação, a saber: mediar, ansiar, remediar, incendiar, odiar. Conforme consulta ao Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, o verbo premiar aparece com a conjugação: eu premio, tu premias, etc.
Gostaria de saber qual a justificativa para a inclusão do verbo premiar nos moldes apresentados em vossa resposta.
As funções sintácticas do pronome lhe
Em que contexto o lhe pode ter função sintática de sujeito?
Grato!
Coordenada explicativa, ou subordinada causal?
Na frase «Resolveu ser diferente, porque queria aprender coisas novas», o porque introduz uma coordenada explicativa, ou uma subordinada causal?
Os meus agradecimentos.
Um «saquinho maior»
Quando se diz «Vou buscar um saquinho maior», qual a figura de estilo que se está a usar? Contradição? Saquinho é pequeno. Como pode haver um saquinho maior?
Doutora Honoris Causa
O título de Doutor Honoris Causa flexiona para o feminino? Ou seja, uma professora recebe um título de Doutor, ou Doutora Honoris Causa?
Sobre as horas
A comunicação social, ao informar o público sobre as horas, é pródiga no uso da — por exemplo — seguinte forma: «Às vinte para as quatro...» Eu pergunto: Às vinte, o quê? Minutos? Que se saiba, minutos é do género masculino! Porque não «Às quatro horas menos vinte»?
A influência dos povos germânicos na língua portuguesa
Gostaria que me dessem informações sobre a influência dos povos germânicos na língua portuguesa.
Obrigada.
