Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Lúcia Advogada Porto, Brasil 11K

Num texto que refere o ano de 1997 e, logo após, em outra frase, diz «de lá até o ano passado», fazendo menção o ao ano de 1997, pode-se dizer que e «o ano passado» são termos de uso dêitico?

Edison Amaral de Castro Júnior Estudante de Letras Belford Roxo, Brasil 8K

A pergunta que vos faço é onde se localiza o núcleo do sujeito da 1.ª oração na seguinte frase verbal — «Acontece que os alunos não estudaram suficiente.» Não sei se minha análise está correta, pois se o sujeito da primeira oração é toda a segunda oração, então o núcleo do sujeito é «estudante».

Alguns professores estão em conflito quanto ao núcleo do sujeito da primeira oração; uns dizem que o núcleo do sujeito da primeira é o próprio verbo «acontece»; outros dizem que o verbo está na 3.ª pessoa do singular, portanto oração sem sujeito. Gostaria muitíssimo de saber a correta explicação.

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Paulo Alexandre dos Santos Silva Desempregado Ponte de Lima, Portugal 3K

Neste ano de 2007, está a ser comemorado o centenário da fundação do Escutismo/Escotismo. Vai ser realizado em Inglaterra o Jamboree/Jambori do centenário. Em português deve-se escrever «Jamboree», ou como eu já vi escrito «Jambori», ou as duas formas podem ser igualmente aceites no português? Qual é a forma correcta da palavra em português?

Castro Franco Professor Porto, Portugal 7K

Por vezes o pretérito mais-que-perfeito simples substitui o condicional e o imperfeito do conjuntivo. Encontrei referência a isto em algumas perguntas anteriores mas não a resposta à minha dúvida: Quando é que o mais-que-perfeito pode substituir os outros dois tempos?

Muitíssimo obrigado e parabéns pelo óptimo trabalho!

Carolina Eusébio Estudante Lisboa, Portugal 2K

Gostaria que me esclarecessem quanto à classificação das orações da seguinte frase de Fernando Pessoa: «E é tão lento o teu soar, tão como triste da vida, que já na primeira pancada tem o som de repetida.»

Obrigada.

Joana Sousa Assistente de administração escolar Porto, Portugal 6K

Como se chama um indivíduo (por ex., professor), cujo responsável pelo seu processo (assistente administrativo) se denomina gestor?

Esta é uma questão que tem levantado algumas dúvidas na escola onde eu trabalho.

Já se fizeram recolhas de opiniões, a que tem mais votação é:

— "gestante" (não me parece!)

— "gerido" (a mim parece-me mais correcta)

Qual será então o nome que eu posso chamar aos meus... gestantes?... geridos?

Obrigada.

Ana Sofia Carvalho Estudante Lisboa, Portugal 6K

A propósito do internamento de Eusébio, e da doença que lhe foi diagnosticada (aterosclerose). Pergunto: não é a mesma coisa do que arteriosclerose? E porquê a diferença de uma e outra forma?

E como se diz aterosclerose ("àterosclerose", com a vogal a acentuada, como ouvi repetidamente à jornalista da RTP; "atèrósclerose", como também tenho ouvido; ou "atrosclerose", com a sílaba tónica somente no segundo o, como me parece)?

Obrigada.

Soraia Ferreira Psicóloga Lisboa, Portugal 41K

Quais são as abreviaturas de grandes e de pequenos?

Obrigada.

Leonardo Coutinho Professor Rio de Janeiro, Brasil 20K

Um caso específico que me intrigou foi a palavra jóia, pois ao separá-la (jói-a) o ditongo permanece devido a regra de acentuar os ditongos tônicos. O i-a torna-se hiato, ou simplesmente não recebe nome algum quanto aos encontros vocálicos?

Helena Ramos Professora/ formadora Lisboa, Portugal 44K

Gostaria de ver esclarecido o uso de V. Ex.ª — quando se aplica abreviado e por extenso, como em Vossa Excelência.

Obrigada.