Por favor, gostaria que me esclarecessem uma dúvida, atendendo à frase «O resultado eram uns originais compridos e estreitos como papiros, que saiam em cascata da máquina de escrever e se estendiam pelo chão à medida que se escrevia.»
Qual a função sintáctica de «uns originais compridos e estreitos como papiros»? Predicativo do sujeito?
Na frase «Não sei escrever também», temos:
Sujeito: subentendido («eu»);
Predicado: «não sei escrever também»;
Modificador adverbial: «também»;
Já em outra frase — «Acredito na força do meu braço» —, temos:
Sujeito: subentendido («eu»);
Predicado: «acredito na força do meu braço»;
Objecto indirecto: «na força do meu braço»;
Complemento determinativo: «... do meu braço».
Será que essas classificações estão correctas? Se não, façam-no correctamente, por favor.
Gostaria de saber a classificação de último no seguinte contexto: «Com um último trompejo do berrante, engarrafam o curral da estrada de ferro o rebanho...»
Qual é o significado da palavra dispendioso?
Gostaria de saber se há diferença entre uma sertã e uma frigideira, em termos de formato, ou se esses termos se referem ao mesmo objecto, mudando apenas a palavra por questões de regionalismo?
Obrigada!
Gostaria de saber o significado da palavra varejista.
Obrigada.
Poderemos entender a palavra pais (pai + mãe) como nome colectivo?
Sou advogado público, e, em uma licitação, dado licitante alegou que os termos «construir barra de segurança» estariam limitando os fornecedores que pretendem construir a barra, pois, segundo ele, construir a barra é uma coisa, qualquer empresa especializada o pode, agora, "de segurança" especifica o tipo de barra. Entendo que a preposição de neste caso apenas enfatiza a segurança da barra, afinal toda a barra de ferro tem de possuir segurança em sua utilização; portanto, creio que o «de segurança» não seja um tipo de barra. Pergunto: qual é o papel da preposição de neste caso? Estou correto em meu entendimento ou não? E peço a gentileza de me fornecerem as explicações que entenderem necessárias. Desde já lhes agradeço.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações