Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Manuel Moreira Aposentado Porto, Portugal 6K

A palavra honrosa, sendo um adjectivo, deverá (?) também possuir a forma de superlativo absoluto simples que, pensava eu, deveria ser "honrosíssima". Todavia, esta última não existe nos dicionários consultados. Será, de facto, um erro utilizar "honrosíssima"? Ou será considerada como neologismo? Em sua substituição, qual é a palavra adequada?

Daiana Gossmann Araújo Secretária São Leopoldo, Brasil 5K

Na frase: «O brasileiro, de índole individualista, é bastante avesso à participação em associações que exerçam alguma pressão em seu benefício», há dois pressupostos. O primeiro é o de que todo o brasileiro é de índole individualista. E o segundo, qual é?

Carolina Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 8K

Qual destas formas se pode considerar correcta: "espiralamento", ou "espiralação"?

Alguma se encontra registada em algum dicionário?

Obrigada!

Priscila Peres Estudante Fortaleza, Brasil 6K

Gostaria de saber se o termo "butyracia", de português antigo, é semelhante ao termo butiráceo. Segue a frase: «Toda a parte butyracia do riquíssimo leite do sertão.»

Obrigada.

Eleone Araújo Enc. administrativa São Paulo, Brasil 3K

Minha nora me enviou uma mensagem desta maneira:

«Ahh não esquece que no sábado tem a festa da Carol.»

Como estávamos marcando algo para o final de semana, entendi como uma negativa, tipo para esquecer tudo, pois havia a festa da Carol, só que na verdade ela estava só colocando para que eu não esquecesse da festa no sábado, eu disse então que ficaria mais claro se colocasse desta forma («Ahh, não esquece que no sábado, tem a festa da Carol.») Eu acho até que esteja faltando mais alguma coisa na primeira frase para que fique bem compreendida.

O que você acha?

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Qta. Conde, Sesimbra, Setúbal, Portugal 4K

Gostaria de saber como poderei translinear e dividir silabicamente a palavra rolhinha. E, já agora, são legítimas as palavras rolhinhazinha e obrigadão?

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 3K

Na resposta a Jorge Botelho, em 24/6/2008, a professora Sandra Duarte Tavares deu como exemplo duas frases que valem um comentário. Ei-las:

2) «É de livros novos que a biblioteca precisa.»

3) «Do que a biblioteca precisa é de livros novos.»

Agora, o comentário: Na frase 2, verifica-se o composto expletivo «é que», que evidentemente pode ser elidido sem prejuízo do entendimento: «A biblioteca precisa de livros novos». Na frase 3, parece não ser assim. O «que», nessa frase, é um pronome que se refere a outro pronome, no caso o pronome o. Assim sendo, parece haver um de a mais no período. Talvez pudéssemos escrevê-la desta forma, para enfatizar a regência: «O de que a biblioteca precisa são livros». Ou, mais sonoramente: «Do que a biblioteca precisa são livros.»

Salvo melhor juízo.

Maria Pires Professora Lisboa, Portugal 7K

Gostaria de saber se a palavra preso pertence à mesma família das palavras prisioneiro e prisão e qual delas é a palavra primitiva.

Obrigada.

Carla Pimenta Professora Almada, Portugal 9K

A palavra árvore de Natal é da família de árvore?

Márcia Lessa Professora Campinas, Brasil 31K

Gostaria de saber por que coragem se escreve com g, e corajoso, com j. Existe algum dicionário etimológico para consulta na Internet?

Obrigada.