DÚVIDAS

Comparação da gramática normativa e da descritiva em relação às orações coordenadas e subordinadas
Tenho de fazer um trabalho para a escola. Estamos estudando sintaxe como elemento mutável nos processos de variação de mudança linguística. O que o professor pede: Uma comparação da gramática normativa e da gramática descritiva, em relação às orações coordenadas e subordinadas. Estou usando como referência gramatical normativa o linguista Celso Cunha. Gostaria de saber qual ou quais os melhores linguistas que podem me apresentar estas variações. Obrigada.
O hífen em «função-objectivo» e «não-limitada»
É habitual, em optimização matemática, falar de "função objectivo". A título de exemplo, incluo dois excertos de documentos disponíveis na Internet: 1. «(...) Por "melhor" entende-se o maior ou menor valor da função objectivo (...)»2. «(...) A região de admissibilidade é não limitada e o valor da função objectivo Z cresce (...)» Questão: neste contexto deve usar-se "função objectivo" (como nos excertos acima) ou "função-objectivo" (com hífen)? Já agora, no exemplo 2, suponho que também deveria ser "não-limitada" em vez de "não limitada". Estou certa? Muito obrigada.
«Caixa de papelão», «caixa de madeira» e... «caixa de chocolate»
Chego ao balcão e solicito: «Desejo uma caixa de papelão.» Entregam-me uma caixa construída com papelão. «Desejo uma caixa de madeira.» Entregam-me uma caixa construída de madeira. «Desejo uma caixa de ferro.» Entregam-me uma caixa construída de ferro. «Desejo uma caixa de chocolate.» Entregam-me uma caixa construída de papelão, madeira ou ferro, mas com chocolate dentro... Certo?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa